Luto pela PESCA LÚDICA

20 comentários:

Anónimo disse...

Associo-me ao seu luto e revolta. Tenhamos esperança que este processo venha ser revertido.

Abraço,
Mário Pinho

Luís Duarte disse...

Fernando, eu sou mais um dos que estão de luto, pois infelizmente estão a matar o nosso desporto favorito.
Continuo é sem perceber o porquê de as pessoas que foram eleitas por nós (e que supostamente nos deveriam defender deste tipo de injustiças)se manterem em silencio, o único que falou foi o Presidente da Câmara de Aljezur, pelos vistos temos de ser nós a mexer-nos eu volto a dizer que estou disponível para de uma forma concertada e responsável contestar esta Portaria, que nos retira direitos de cidadania. Eu aprendi a pescar com o meu pai que por sua vez aprendera com o meu avô e gostaria de transmitir esses ensinamentos aos meus filhos e até isso me querem tirar. Estou triste ma tenho esperança que com união consigamos que nos deixem praticar os nossos costumes e possamos honrar os nossos antepassados e não podem ser meia dúzia de carolas que não sabem nada do que é a nossa tradição, usos, e costumes que nos venham retirar o que levou séculos a construir. É que o que aqui está preservado fomos nós que preservamos, nunca nos deram nada e agora querem-nos tirar o que de bom temos, não podemos facilitar. Por outro lado se o que estão a fazer é em nome da defesa ambiente então venham ter comigo que eu posso mostrar-lhe o que são verdadeiros atentados ao ambiente (mas talvez esses eles não queiram vêr).
Fernando mais uma vez te digo, vamos em frente com a contestação a essa portaria.

Fernando Encarnação disse...

Viva Mário Pinho.

Desde já agradeço o comentário e a manifestação de solidariedade.

Agora duvido muito que este processo seja revertido, até porque isso não acontece, o nosso Governo se o fizesse estaria a dar parte fraca e todos temos visto que isso não é atitude do actual Governo.

Abraço.

Anónimo disse...

Boicotem as eleições como fazem cá em cima no norte quando existe atentados contra as populações, só que ai em baixo não são unidos, infelizmente.
Vou continuar a pescar, tenho pena de voçes, abraço.

Fernando Encarnação disse...

Viva Luís, sim é verdade.

Inclusive já sei que duas das Marítimo Turísticas do nosso Concelho estão a pensar seriamente em fechar pois a actividade não é sustentável, os impostos que pagam e as vezes que saem ao mar...

Estou solidário com eles e ao que parece vai começar a haver barulho, já chega de falinhas mansas.

Eu já não estou disponível para uma forma concertada e responsável contestar esta Portaria, já me cansei de tentar chegar a "bom porto", quanto ao Presidente de Aljezur, pelo menos expressou o seu descontentamento publicamente com a actual portaria, todos sabemos agora porquê.

"Eu aprendi a pescar com o meu pai que por sua vez aprendera com o meu avô e gostaria de transmitir esses ensinamentos aos meus filhos e até isso me querem tirar."

Ontem quando mostrei a Portaria ao meu pai (que me levava muito novo para o mar, e com ele apreendi a gostar do mar da forma que gosto hoje em dia), ele riu-se do que la estava escrito, como quem diz, não sabem o que estão a fazer.

O que está preservado fomos nós que preservamos não foi o ICN de certeza absoluta, para alem de madeiras a bloquear caminhos e placas de interpretação de natureza nunca vi nada feito aqui por esses senhores, nem dinheiro tem para viaturas e reparações andam com carros cobertos de ferrugem deviam era ser autoados pelo EPNA.

Se o ICNB quer fazer alguma coisa pela defesa do ambiente que vá a SINES tem lá muito por onde pegar, ou que corra todos os barrancos que desaguam no mar na primavera e façam as devidas analises dessa água, perto das Explorações do horto/floricultura, ou que vão aos portos de pesca quando os mesmos estão fechados e vejam o peixe que sai pela porta do cavalo, certamente terão algumas surpresas...

Abraço, VAMOS FALANDO.

Anónimo disse...

Isto está a precisar é de um 25 de Abril mas de outra maneira, correr com estes politicos miseráveis e os taxos dos institutos do poder.

Arrependo-me muito de ter feito uma cruz no partido do punho, mas nem com uma caçadeira encostada à cabeça votarei neles mais.

Abaixo o partido do pinóquio.

Pelo menos o meu presidente está contra essas politicas, essa biologa Dora qualqer coisa é que tem a mania que é esperta, apertem com ela acho que é a culpada de tudo isso.

Aljezur city Sempre

Fernando Encarnação disse...

Boas Figueira

Desde já o meu agradecimento pelo comentário.

"Boicotem as eleições"

Era uma boa solução sem duvida, pelo menos já começariam a fazer contas de cabeça quando mexeçem com a liberdade das pessoas.

Falta união, sem duvida, nesse ponto tenho de estar de acordo, mas pode ser que as coisas mudem brevemente pois isto começa a ser demais.

Outro problema é esse mesmo, para pagar impostos existem cidadão de 1ª e os de 2ª, parece que até com estas questões existem cidadão de 1ª e de 2ª, em prol de desenvolvimento económico e turístico está a dar-se uma camuflagem em detrimento do interesse das populações.

Abraço.

Fernando Encarnação disse...

Boas Aljezur.

Desde já obrigado pelo comentário, já recusei alguns comentários por motivos de ofensa a pessoas ou instituições, este esteve lá perto, mas a situação é bastante grave nesta altura do campeonato.

Não sei como estão a lidar com a situação ai em baixo, por aqui está a crescer a revolta com tais medidas e não sei onde o o que vai dar...

Quanto a questões politicas, não quero apontar o dedo a ninguém, pelo menos para já, mas não podemos deixar de acusar ou criticar quem fez esta Portaria.

Quanto à tomada de atitude por parte de Aljezur, gostei bastante e reconheço uma preocupação da parte do autarca para com os residentes naquele concelho.

A cerca da Srª em questão, não conheço, nem comento, tenho ouvido muita coisa boa e má.

Aljezur é uma bela terra, paisagem espectacular tem uns óptimos pesqueiros, pode ser que um dia nos encontremos ai para baixo, Carreagens ou Amoreira.

;)

Abraço.

Anónimo disse...

Estou incrédulo com esta portaria. O parque natural não faz nada nem nunca fez pela população local ou pelo parque em sí...
Isto é interferir com os nossos costumes. Exemplo disso é já ter combinado com familiares de Lisboa ir apanhar ouriços nas marés da Pascoa, agora digo o quê? Olha este ano não podem vir por não serem de cá…
Ainda não consegui perceber se é para a pesca embarcada também ou não? Não especifica nada. Vamos 6 pessoas num barco e só se pode apanhar 7,5 kgs de peixe??
Abraço
C. Patrício

Anónimo disse...

Viva fernando, corremos com o Socrates de la que isso vai ter de acabar, isto já chega de Ditadura, já não podemos fazer nada, contra a criminalidade nada fazem e contra nos pescadores somos um alvo a abater.
Sejamos solidarios com tanta gente descontente, professores, etc e metemos esse gajo fora do TACHO, votemos em tudo menos nele.

Abaixo o Controlador Free Socrates Port, o ambientalista desambientado, esse ja era unidos vamos conseguir derrubar tanto autoritarismo.

S. Ferreira disse...

Fernando, é útil trocar impressões em blogs e fóruns, mas isto é pouco para alterar o estado actual das coisas.
Sempre fui de opinião que os principais culpados são os profissionais. Quanto a nós, não me choca que haja uma fiscalização apertada, desde que justa.
Não é esse o caso, pois as leis continuam a ser elaboradas por gente sem crédito, maliciosa e completamente desajustada da realidade.
Isto é a gota de água e exige uma posição firme e concertada.
O futuro é aquilo que nós quisermos e apenas podemos contar com nós próprios para continuarmos a praticar a actividade que amamos.
Vou estar atento e como te disse várias vezes, serei mais um a unir-me a vós para contestar numa só voz.

Um abraço

Fernando Encarnação disse...

Boas C. Patrício.

Eu estou completamente desiludido com tudo isto.

O parque natural não faz nada nem nunca fez pela população local ou pelo parque em si, o que mais me custa também é que já ninguem neste pais se preocupa com as populações residentes nos concelhos, nem lhes tentam dar a mão.

Quanto à pesca embarcada acho que se mantem o que estava na 868.

Abraço

Fernando Encarnação disse...

Boas manuel João.

Desde já o meu agradecimento pelo comentário e força.

Começo a ter de concordar com o amigo, isto está a tocar os limites da ditadura.

Se o arrependimento matasse eu já me tinha dado uma coisinha ruim, e claramente esses senhores não vão contar mais com a minha cruz.

Vamos lutar pela pesca lúdica e contra os lobbys que estão em torno desda tremenda injustiça.

Abraço.

Fernando Encarnação disse...

Viva Sérgio.

Desde já agradeço as tuas palavras, se é util ou não não sei, mas creio tambem como tu que algo vai ter de ser feito.

Da minha parte vou expressar a minha indignação contra estas mentes brilhantes que arrasaram com isto em 4 anos, nas eleições.

Também acredito que sejamos uma parte da pressão nos recursos mas não como nos criminalizam e não da forma como o fazem.

As leis foram feitas atraves do lobby da FPPD e PFAS claramente, eram tudo e mais alguma coisa na 868 agora são amigos da natureza pois acompanham o estado das coisas do mar e são seletivos...

"Isto é a gota de água e exige uma posição firme e concertada."

Isto esta a precisar é de uma luta extrema, pois com falinhas mansas não vamos lá.

Um abraço

Gaivotas em Terra disse...

Gostava que me explicasses como é que cabem os chamados ludicos e os desportivos numa associassão depois de ler este comentario em que completamente estou de acordo

As leis foram feitas atraves do lobby da FPPD e PFAS claramente, eram tudo e mais alguma coisa na 868 agora são amigos da natureza pois acompanham o estado das coisas do mar e são seletivos...
ps:ja agora onde andam os autarcas do concelho de odemira porque o visinho do lado ainda se ouve agora estes bico calado
ultimo mandato um tacho do partido não faz barulho senão fica de castigo

Carlos Lazaro

Anónimo disse...

companheiros vai haver uma manifestaçao no dia 15 de fevereiro na fortaleza de sagres pelas 10.30.por favor compareçam a bem na nossa actividade de lazer

Fernando Encarnação disse...

Viva Carlos.

Claramente houve lobbys, na anterior 868 os caçadores submarinos eram tudo e mais alguma coisa, agora já não o são, algo se passou...

Quanto à FPPD continuo a expressão a minha indignação à tal Federação, uma vez que nem à fonte onde bebem atletas são capazes de opinar no meio disto tudo, foi a 868 e agora esta, é claro nos lobbys apenas nos interessamos em ver a nossa posição e interesses defendidos.

"ps:ja agora onde andam os autarcas do concelho de odemira porque o visinho do lado ainda se ouve agora estes bico calado
ultimo mandato um tacho do partido não faz barulho senão fica de castigo"

Quanto a isto vamos ver qual vai ser a posição tomada, claramente estou contra isto e também como tu vejo o vizinho a, pelo menos mostrar a indignação contra tudo isto.

Abraço.

Fernando Encarnação disse...

"companheiros vai haver uma manifestaçao no dia 15 de fevereiro na fortaleza de sagres pelas 10.30.por favor compareçam a bem na nossa actividade de lazer"

Gostaria de saber mais sobre a manifestação, agradeço mais informação

Anónimo disse...

caros amigos a manifestaçao vai partir de lagos em marcha lenta ate a fortaleza de sagres onde se vao juntar pescadores de todo o algarve e alentejo e talvez de outras zonas de portugal,por favor compareçam a vossa presença e importante para salvarmos o nosso desporto

Anónimo disse...

E porque não a manifestação junto ao ICN? porquê em Sagres? dava mais impacto...