Pescadores lúdicos e autarcas exigem revogação imediata da Portaria que restringe a actividade

Pescadores na Fortaleza de Sagres

Cerca de duzentas pessoas ligadas à pesca lúdica participaram sábado num encontro promovido pela autarquia de Aljezur, onde exigiram a “revogação imediata” da recente Portaria que restringe aquela actividade no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.

Aos protestos das centenas de pessoas que se dedicam à pesca lúdica, de várias localidades do Algarve, juntam-se também os autarcas dos municípios algarvios de Vila do Bispo e Aljezur, e de Odemira, no Alentejo, que exigem ser recebidos “com urgência” pelo ministro do Ambiente.

A Portaria 143/2009, publicada em Diário da República, em 05 de Fevereiro, restringe a pesca lúdica a quatro dias por semana e a períodos de tempo limitados, impondo aos pescadores a prática da actividade entre quinta-feira e domingo e, aos feriados, do nascer ao pôr-do-sol.

Além disso, obriga a uma época de defesa de espécies piscícolas, nomeadamente o sargo, entre 01 de Janeiro e 31 de Março, e do bodião, entre 1 de Março e 31 de Maio, bem como a interditação de zonas e a redução do peso máximo de pescado.

O presidente da Câmara Municipal de Aljezur Manuel Marreiros (PS) disse à Agência Lusa, no final do encontro, que “os três municípios aprovaram uma moção, onde pedem uma audiência urgente ao ministro do Ambiente, para exigir a revogação imediata da Portaria”.

“É uma medida, que em tempo de crise, penaliza não só as populações como tem influência directa na economia dos concelhos”, alega o autarca.

Manuel Marreiros garantiu ainda que participará, hoje, na marcha lenta automóvel entre Lagos e a Fortaleza de Sagres, de protesto contra a legislação governamental.

A concentração está marcada para as 10:00, junto ao Estádio Municipal de Lagos, seguindo depois pela Estrada Nacional 125, em direcção àquela localidade do Oeste algarvio.

Fonte: barlavento

Sem comentários: