Pescadores lúdicos promovem hoje marcha lenta de protesto contra restrições na Costa Vicentina

Pescadores desportivos na
Costa Sudoeste


Pescadores lúdicos do Algarve e Alentejo promovem hoje uma marcha lenta automóvel entre Lagos e Sagres, de protesto contra a Portaria que restringe a actividade piscatória no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano.

A concentração está marcada para as 10:00, junto ao Estádio Municipal de Lagos, de onde segue pela Estrada Nacional 125, em direcção à Fortaleza de Sagres.

A Portaria 143/2009, publicada em 05 de Fevereiro, em Diário da República, restringe a pesca lúdica a quatro dias por semana e a períodos de tempo limitados, impondo aos pescadores a pratica da actividade entre quinta e domingo e, aos feriados, do nascer ao pôr-do-sol.

Além de limitar o período de pesca, a decisão obriga a uma época de defesa de espécies piscícolas, nomeadamente o sargo, entre 01 de Janeiro e 31 de Março, e do bodião, entre 1 de Março e 31 de Maio, bem como, a interdição de zonas e a redução do peso máximo de pescado.

À contestação dos pescadores, junta-se também a dos partidos políticos e dos autarcas das câmaras de Vila do Bispo, Aljezur e Odemira que exigem a revogação imediata da portaria 143/2009, de 05 de Fevereiro.

Fonte: barlavento

Sem comentários: