Proibida pesca lúdica nocturna


A pesca lúdica durante a noite está proibida no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina (PNSACV), sendo permitida apenas de quinta-feira a domingo e dias feriados. A decisão tem como objectivo a preservação dos recursos marinhos, ameaçada pelo excesso de praticantes, conforme portaria publicada em Diário da República.

Contactado pelo CM, fonte do Ministério da Agricultura do Desenvolvimento Rural e das Pescas justificou a decisão por tratar-se “de uma zona ambiental muito sensível”, considerando que “a preservação dos recursos é sempre mais importante que a parte lúdica de qualquer actividade”.

Além desta decisão, uma outra portaria determinou as áreas e condições específicas para a pesca lúdica. Neste documento, esta actividade passou a ser proibida a menos de 100 metros do acesso a embarcadouros, estaleiros de construção naval docas e portos. Também é proibida a pesca à mesma distância de desembocaduras de esgotos e dentro das áreas delimitadas dos portos e marinas de recreio.

Na próxima quarta-feira, os pescadores da região vão reunir-se em Odemira para concertarem as formas de protesto contra as duas portarias publicadas quinta-feira em diário da república. Em curso, sabe o CM, já está a decorrer a recolha de assinaturas pedido a anulação destas medidas.

Fonte: CM

1 comentário:

Anónimo disse...

forca amigos da pesca e gentes da terra vamos acabar com a ditadura .