Pesca lúdica: Pescadores protestam em Odemira em 14 de Março

As populações do Litoral Alentejano e Algarvio, vão protestar no próximo dia 14 de Março em Odemira, contra as novas portarias que definem os condicionalismos ao exercício da pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.


Ás vozes dos pescadores e mariscadores, no próximo dia 14 de Março, em Odemira, juntam-se os comerciantes e cidadãos, para protestar contra as duas portarias aprovadas pelo Governo e publicadas em Diário da República (*), no passado dia 5 de Fevereiro. Os dois documentos definem os condicionalismos específicos ao exercício da pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e outros mecanismos reguladores que regulam a definição de áreas e condições especificas para a actividade piscatória por parte das comunidades locais.

Carlos Carvalho, porta-voz do Movimento “Cidadãos do Sudoeste”, revelou à Voz da Planície que a manifestação de Odemira Visa “a suspensão das duas portarias”, um virtude de as mesmas estarem a lançar “uma morte lenta no Litoral”.

Os pescadores e mariscadores dizem-se que “depois de dois anos de multas”, o Ministério da Agricultura e Pescas, vem dizer que as portarias “vão ser alteradas”, o que “vai arrastar” todo a situação, justifica Carlos Carvalho.

A manifestação convocada pelo Movimento “Cidadãos do Sudoeste”, tem como local de concentração, o cais do rio Mira, e um protesto junto à sede do Parque Natural da Costa Vicentina. Num documento de apelo à presença na acção de protesto, é afirmado que o objectivo do Governo é criar “resorts de luxo, projectos PIN, praias privadas, e outros “ghetos” de onde os ricos enxotam os pobres com empresas de segurança”.

Fonte: voz da planicie

2 comentários:

Anónimo disse...

Eu desde 01 de janeiro de 2007 que não vou à pesca.
Só isto e pára a pesca lúdica.
As receitas também param.

Fernando Encarnação disse...

Viva Manuel.

Pois bem sei da tua situação, é bastante chato...

Eu fui apenas 5 dias este ano, e se queres que te diga ando sem vontade de ir para o lado do mar...

Abraço.