Odemira: Contra portarias do governo para pesca lúdica

Os manifestantes querem o fim das restrições
na Costa Vicentina e mostraram
o seu descontentamento

Protesto junta 3000 pescadores

Cerca de três mil pessoas, a maior parte pescadores, manifestaram-se ontem em Odemira contra as restrições do exercício de pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV). Em causa estão as portarias 143 e 144/2009, que o movimento de cidadãos quer ver suspensas.

As novas directivas reduziram os limites diários das espécies que podem ser capturadas e proíbem a utilização de alguns utensílios tradicionais, definindo ainda áreas específicas para a pesca dentro do parque natural.

"O que está em causa são algumas pessoas que têm muito do seu alimento proveniente da pesca lúdica e que com estes valores não conseguem alimentar uma casa", disse ao CM Carlos Carvalho, porta-voz do movimento Cidadãos do Sudoeste. Para o representante, "as novas restrições no Parque Natural reduzem o interesse turístico da região, prejudicando, por arrasto, a economia local".

Os autarcas da região também já se mostraram solidários com os protestos.

Durante a tarde as palavras de ordem fizeram-se ouvir pelas ruas da vila Alentejana, onde afluíram outros movimentos de cidadãos provenientes de vários pontos do País. "Se as portarias não forem suspensas vamos manifestar-nos à Assembleia da República no próximo mês", disse ainda Carlos Carvalho.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: