Manifestação em Lisboa deverá juntar 6 mil pescadores

Os pescadores defendem que as alterações na lei
"não têm qualquer base científica"

Os pescadores vão manifestar-se esta tarde, em Lisboa, contra a legislação que regula a pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, num protesto em que esperam juntar cerca de seis mil pessoas.

Apesar das alterações às portarias 143 e 144/2009 contra as quais os pescadores lúdicos têm vindo a protestar, os organizadores mantiveram a manifestação agendada para esta tarde, às 15h00, no Marquês de Pombal, por considerarem que as "alterações introduzidas" ficaram "muito aquém" das suas reivindicações.

"As rectificações que fizeram, para nós, foram de pequenos erros técnicos", afirmou, em declarações à Lusa, Carlos Carvalho, do movimento Cidadãos do Sudoeste Vicentino, entidade que organiza o protesto em conjunto com o Movimento Pescadores Lúdicos de Portugal e o Movimento Mar Público.

As alterações em questão entraram em vigor com a publicação da portaria 458-A/2009, a 04 de Maio, que altera algumas disposições das portarias 143 e 144/2009 de 05 de Fevereiro e revoga a portaria 868/2006.

Os pescadores lúdicos, que esperam cerca de seis mil pessoas na manifestação, voltam agora a exigir a revogação das portarias, depois da "terceira alteração" à lei nesta matéria e de terem já protestado este ano em Sagres e em Odemira.

O porta-voz do movimento diz que as alterações "não têm qualquer base científica", exemplificando com o "período de defeso do sargo" de 15 de Janeiro a 15 de Março, quando a restrição não se estende a pescadores profissionais, ou a "discriminação positiva" na apanha do marisco, que restringe esta actividade a naturais residentes nos concelhos do Parque Natural.

"Um estudo da Universidade do Algarve aponta que os pescadores lúdicos apanham 0,5 por cento da quota de pescado a nível da Costa Vicentina, os restantes 99,5 são apanhados pela pesca profissional. Afinal, estão a proteger que espécies", questionou

Carlos Carvalho apontou ainda, em declarações à Lusa esta semana, contradições entre a legislação publicada pelo Ministério do Ambiente e pelo Ministério da Agricultura e Pescas. "A questão da alteração da lei, que restringe a pesca à quarta-feira, está mal redigida pelo legislador. A Direcção-Geral das Pescas diz que é proibido pescar aos feriados, mesmo que seja quarta-feira. O Ministério do Ambiente enviou-me um ofício a dizer que se pode pescar à quarta-feira e aos feriados", argumentou.

Fonte do Ministério da Agricultura e das Pescas assegurou entretanto, em declarações à Lusa, que os dois Ministérios têm o "mesmo entendimento" da portaria.

A mesma fonte esclareceu que "a proibição de pesca só se aplica às quartas-feiras, sendo suspensa quando neste seja feriado", tendo acrescentado que esta é uma portaria "complexa", que envolve, para além dos ministérios referidos, o da Economia e da Defesa, e a Presidência do Conselho de Ministros.

Fonte: Público


8 comentários:

Anónimo disse...

E então foram quantos? Está tudo tão caladinho...

Rui Nobre disse...

Poucos...

Pouco mais de 100, os manifestantes...

O melhor é começar por derrotar estes legisladores...

Chega de mentirosos no poder...

Queremos pescar livremente...

http://www.marlivre.org/

Anónimo disse...

Para o que esta a perguntar quantos foram, deve ser algum engenheiro do governo, mas vão levar com a ripa, não pensem que se safam, MAIORIA, EH, EH, EH deixem-me rir, vamos é ter uma 1ª MINISTRA!
Vão ver o que é bom para a tosse!
DESEMPREGADOS
PESCADORES
PROFESSORES
FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS
Vão ser muitos e depois quero te ver a perguntar quantos são outra vez!
Só queremos mesmo é igualdade e liberdade na pesca lúdica e não PINS e PRAIAS PRIVADAS.

EU ESTIVE LÁ, TU NÃO!

Anónimo disse...

Meu caro, está enganado a meu respeito. Sinceramente não fui à manifestação, mas apenas porque me revejo mais na posição da minha associação a ANPL. Quanto à politica essa fica para os politicos e pelos vistos também para si. Não ao aproveitamento politico! Sim aos direitos dos pescadores!

Fernando Encarnação disse...

Boas Anónimo.

Ainda não vi nenhuma noticia com os números dos participantes, sei mais ou menos, mas nada de concreto, pela informação que me deram penso que ficou a quem das expectativas...

Abraço.

Fernando Encarnação disse...

Viva Rui Nobre.

Pois, pouco mais de 100...

Penso que o problema não está nos legisladores, mas sim em quem manda nos legisladores, e pela quantidade de legislação que é emanada dia a dia, creio que já não se faça legislação, mas sim copy / past.

Infelizmente...

Abraço.

Fernando Encarnação disse...

Caro anónimo(a).

Tem todo o direito a expressar a sua indignação, mas creio que não será correcto a forma como o fez, nem a maneira como o fez, não queria começar a banir comentários, isto é um blog de discussão de problemáticas e não de politica, deverá haver por ai muitos locais para o fazer, peço com o devido respeito que não o faça neste espaço, por favor.

É muito fácil comentar sem identificação, ou com nome falso, não é isso que interessa, mas aqui não há qualquer forma de repressão, esteja descansado(a) caro(a) amigo(a).

Volte sempre.

Abraço.

Fernando Encarnação disse...

Viva caro anónimo.

Obrigado pela cordialidade na resposta.

"Não ao aproveitamento politico!"
"Sim aos direitos dos pescadores!"

Nem mais! Identifico-me claramente com isso.

Abraço.