Revisão das Portarias da pesca lúdica não trava manifestação em Lisboa a 24 de Maio


Os movimentos Cidadãos do Sudoeste, dos Pescadores Lúdicos de Portugal e Mar Público sobre a Portaria 458-A/2009 mantêm a manifestação contra as leis que regem a pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, marcada para 24 de Maio, em Lisboa.

Isto apesar de as alterações às polémicas Portarias 143 e 144 já terem entrado em vigor, com a publicação da Portaria 458-A/2009, no dia 4 de Maio.

Para aqueles movimentos, as alterações não são ainda suficientes, considerando estes pescadores lúdicos que «o Governo tem de recuar mais, porque o mar de Portugal é de todos nós», explicam em nota de imprensa.

Segundo o comunicado, «a luta que os pescadores portugueses têm vindo a travar há dois anos contra a aberrante legislação da pesca lúdica mais uma vez obrigou o Governo a modificar a Portaria».

No entanto, para os movimentos são mantidos «os aspectos negativos e repressivos».

Assim, os pescadores lúdicos que integram os diferentes movimentos afirmam repudiar uma Portaria que mantém «a discriminação dos portugueses não residentes nos quatro concelhos da Costa Vicentina, inalteráveis as quantidades de marisco permitidas para a apanha, restrições inexplicáveis como a interdição da pesca à quarta-feira ou que torna a pesca à noite, em zonas rochosas, dependente de autorizações do Instituto de Conservação da Natureza».

Os Movimentos Cidadãos do Sudoeste, dos Pescadores Lúdicos de Portugal e Mar Público sobre a Portaria 458-A/2009 estão ainda contra os valores das multas e o facto de a Portaria proibir «pescar a 100 metros dos esgotos, quando o que devia proibir era os esgotos no mar!».

A manifestação nacional pelos direitos de acesso ao mar terá lugar, no dia 24 de Maio, às 15 horas, entre a Praça do Marquês de Pombal e a Assembleia da República, em Lisboa.

Fonte: barlavento

1 comentário:

Anónimo disse...

Têm muito pouco tempo para convencer as pessoas, quero dizer esclarecer, para que percebam do que se trata.

"Os instalados" nos lugares e na vida, só quando virem a casa deles a arder se convencem que isto não é só deles.

São tão estúpidos que não percebem que quando as pessoas perderem a cabeça já é tarde demais.

Esgotos no mar... biodiversidade, saúde dos peixes...
E se eu me quiser matar a pescar peixes poluídos?

Muito bem, então por que não tratam de primeiramente tratar os esgotos antes de os lançar ao mar?

Boa pergunta.