Universidade do Algarve vai estudar lula gigante capturada por pescadores de Sagres


Especialistas da Universidade do Algarve vão estudar uma lula gigante capturada por pescadores e que será hoje à tarde transportada da lota de Sagres para as instalações do Campus de Gambelas, em Faro.


De acordo com fonte da capitania local, a lula - capturada através da pesca de palangre, que utiliza linhas e anzóis, possui cerca de dois metros de corpo, a que acrescem ainda os tentáculos.


O barlavento.online apurou no local que, no total, com corpo e tentáculos, a lula mede sete metros e pesa 83 quilos. Só os tentáculos medem 5,5 metros.


A lula foi pescada ao largo de Marrocos, pelo pesqueiro «Ribamar», registado no porto de pesca da Baleeira, em Sagres, cujo armador é o senhor José Carlos.


Segundo Teresa Borges, especialista no estudo de cefalópodes, o exemplar será transportado para a Universidade do Algarve para servir de objecto de estudo, já que é considerado de "grande importância para a ciência".



Comprimento total: 7 metros
Comprimento do corpo: Aproximadamente 2 metros
Comprimento dos tentáculos: 5,5 metros
Peso total: 83 kg
Captura: Largo de Marrocos
Técnica: Palangre

Fonte: Barlavento

6 comentários:

PêJotaFixe disse...

Amigo Sargus,
Aquando da minha viagem aos Açores, foi-me dito por pescadores locais que é normal a captura de lulas deste tamanho e peso, pois as mesmas vêm agarradas aos peixes que são capturados a grandes profundidades. Aqui no Continente e em Marrocos, devido às profundidades onde é desenvolvida a pesca, não é tão comum.

Abraço e saudações piscatórias

Fernando Encarnação disse...

Viva Paulo, como vais...

Desde já obrigado pelo teu comentário e partilha dessa informação, esta menina dava para fazer muitos petiscos daqueles que fizemos no outro dia

;)

Grande abraço.

PêJotaFixe disse...

Amigo Sargus,
Logo à primeira vista, quando visionei as fotos, parecia-me que a lula estava deitada numa grelha gigante para ser assada! Depois é que vi que eram paletes... lol lol lol Mas se fosse cheia também marchava! lol lol lol

Abraço e saudações piscatórias

Unknown disse...

A lula foi pra universidade do algarve com a promessa de um jantar que numca foi pago.
Assinado armador António Jorge

Unknown disse...

A lula foi doada para a universidade de faro em troco de um modesto jantar que numca foi concretizado!!!
ass: Armador José Carlos

Unknown disse...

A lula foi pra universidade do algarve com a promessa de um jantar que numca foi pago.
Assinado armador António Jorge