Produção em Aquaculturas ameaça vida nos mares


Em 2006 capturaram-se 20 milhões de toneladas de espécies marinhas selvagens para alimentar 50 milhões de toneladas métricas de espécies produzidas, cujo volume triplicou entre 1995 e 2007.

Um estudo realizado por uma equipa internacional de investigadores e que foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences revelou que a aquacultura, que em tempos foi uma actividade marginal, fornece actualmente metade do peixe e marisco consumido a nível mundial, tendo-se em 2007 atingido 50 milhões de toneladas produzidas, o que supôs o consumo de 20 milhões de toneladas de animais marinhos.

Com efeito, o peixe e o óleo de peixe são alimentos básicos nas aquaculturas que produzem peixes carnívoros como o salmão, a truta ou o atum mas também são usados para maximizar o crescimento e melhorar o sabor dos produtos em indústrias de outro tipo de peixes.

Por exemplo, a carpa chinesa e a tilápia são espécies vegetarianas, que podem ser alimentadas à base de produtos extraídos de plantas.

No entanto, no início dos anos 90, as pisciculturas que produziam estas espécies começaram a adicionar pequenas quantidades de peixe nas dietas.

Embora se tenha abandonado parcialmente essa prática – entre 1995 e 2007 a proporção de peixe utilizado em aquacultura de carpas e de tilápias diminuiu 50% e 66% respectivamente – a produção em aquaculturas destas duas espécies foi responsável pelo consumo de 12 milhões de toneladas de peixe.

Por outro lado, o crescimento do consumo mundial de ácidos gordos ómega-3 - que diminuem o risco de doenças cardiovasculares - também contribui para a expansão da indústria da Aquacultura, uma vez que a sua fonte são gorduras de peixe como o salmão, um peixe carnívoro.

Segundo explica Rosamond Naylor, da Universidade de Stanford e quem liderou a investigação “Enquanto a pressão da população preocupada com a sua saúde alimentar a produção das gorduras saudáveis dos peixes vamos exigir mais e mais da aquacultura pelo que se aumentará a pressão sobre as pescas para satisfazer essa procura”.

Os cientistas sugerem então que, para tornar a aquacultura de salmão mais sustentável do ponto de vista ambiental tem que se reduzir a quantidade de óleo de peixe na sua dieta dos animais produzidos.

Com efeito, uma redução de apenas 4% no uso destes óleos resultaria na redução de 2-2,5Kg de peixes selvagens necessários à produção de meio quilograma de salmão.

Outras alternativas que estão também a ser analisadas pelos cientistas são a produção de ácidos gordos ómega-3 a partir de proteínas produzidas com cereais e subprodutos da pecuária ou usando micro-organismos unicelulares e plantas modificadas geneticamente.

“Com incentivos apropriados e regulamentações adequadas pode-se acelerar a transição na alimentação e preparar o caminho para o consenso de que a aquacultura deve ajudar ao oceano mundial e não exauri-lo”, afirma Rosamond Naylor.

Fonte: Naturlink

Sem comentários: