Hummer Jigging

Hummer Jigging

A VEGA, cada vez mais presente no mercado, tenta aproximar-se de todas as técnicas, apresentando equipamentos de boa qualidade aventura-se agora nos domínios do Jigging.

O Jigging, vulgarmente conhecido como pesca com zagaia, tem vindo a conhecer um aumento de praticantes significativo e com isso uma notável evolução, quer de equipamentos, materiais e acessórios.

O maior motivo responsável por esta adesão é sem dúvida o sonho das capturas de pargos legítimos, capatões, robalos, lírios, corvinas, meros e até mesmo algumas espécies de tubarão.

Motivados por esta “febre”, praticantes como marcas de artigos de pesca como a VEGA, tem vindo a apostar nesta vertente.

Dado que é sem duvida uma técnica que exige bastante quer do pescador como do material e equipamentos energicamente, a utilização de equipamentos e materiais são sem duvida uma escolha decisiva quando chegamos ao momento do embate com um exemplar de peso.

O Jigging é uma técnica que consiste na utilização de artificiais pesados (constituídos por chumbo), que podem variar entre as 100 e as 400 gramas (dependendo da profundidade a que pescamos e da força das águagens), podendo as mesmas ser trabalhadas principalmente na vertical, mas também obliquamente.


A cana Hummer é a nova aposta da VEGA para esta vertente, tem o poder de facilitar o trabalho energético de animação dos Jigs/zagaias, mas também poderemos contar com ela para suportar e facilitar os embates mais duros, uma vez que, esta técnica essencialmente traduz-se na animação energética dos artificiais a profundidades de algum relevo e ferragem de grandes exemplares e sua recuperação até á superfície.

O modelo Hummer está disponível em duas versões de acções distintas, sendo a versão de 1,95m/20lbs, apresenta-nos uma acção semi-parabólica e tem um peso total de 320 gramas, já a versão de 2,10m/30lbs, apresenta-nos uma acção de ponteira de forma a lidar e trabalhar com jigs de maior dimensão de forma mais efectiva e tem um peso total de 350 gramas.

Ambos os modelos acima referidos são construídos em Carbono de Alto Módulo (Hi-Modulus C5 Radial Carbon), sendo esta cana elaborada e testada para combates e esforços extremos. É construída num único elemento (vara) a qual encaixa no cabo da cana, onde é fixado o porta carretos com um excelente acabamento e uma boa pega robusta, que facilita a interacção entre cana pescador na animação dos artificiais.

A qualidade de construção é muito boa, notando-se claramente o cuidado em pormenores significativos como as uniões dos passadores e do punho com a vara.

O gimbal pode ser utilizado ou não, consoante a utilização do cinto de combate, já que com um simples desencaixar, esta opção fica imediatamente disponibilizada, uma vez que o gimbal vem protegido com uma tampa de plástico.


Os passadores estão fixados por bons acabamentos e são do tipo SIC o que permite a utilização, entrada ou saída de qualquer tipo de multifilamento. O taco terminal é coberto com uma borracha muito agradável ao tacto que se prolonga pelo punho. Os passadores em titânio, são adequados às linhas que hoje se utilizam.

Sem comentários: