Pesca Nocturna

INTRODUÇÃO

As praias do Sudoeste Alentejano são “abençoadas para a prática desta modalidade, sempre que as condições atmosféricas o permitam, característica indispensável para o êxito nesta vertente, para além da actividade lúdica em si (pesca), o excepcional contacto com a natureza, calma nocturna, plena harmonia e comunhão com o mar, o céu e ambiente nocturno e os astros.

Sendo usual estas jornadas nos proporcionam verdadeiras sensações de paz e tranquilidade.

O trabalho e o "stress" do dia a dia desaparecem como por magia.

Quando essas jornadas se prolongam de sol a sol, teremos o prazer e privilégio de observar dois dos mais belos espectáculos naturais colocados a nossa disposição: O Nascimento do sol e o Pôr-do-sol.

OBSERVAÇÕES;

  • Embora à primeira impressão se pense que poderá colocar em risco a vida dos seus praticantes, é seguramente a que menos perdas humanas e acidentes têm causado aos seus praticantes (assim revelam as estatísticas).
  • Para estas variantes de pesca (pesca de Falésia e de Praia Nocturna), dever-se a ter em consideração que os seus praticantes apenas procuram locais seguros, não fazem uma acção de pesca activa (andando de um lado para o outro), salvaguardam as condições do estado do mar, uma vez que sem as condições indicadas (mar manso) não justificará uma jornada, a lua cheia e quarto crescente não é aconselhável, as marés também deverão ser escolhidas pois nem todas as marés são indicadas, o fenómeno (ardentia das águas – tende a ver com a lua e microrganismos fotoluminescentes na água) também é um factor que pode ser significativo ou não para o abandono do local de imediato. Estes são apenas alguns factores que condicionam bastante o êxito destas vertentes, sendo impossível uma pressão nos recursos mediante tantos factos preponderantes.
  • Pesca-se com um anzol apenas, o qual é iscado normalmente com uma sardinha inteira ou uma metade, a chumbada é o meio que proporciona o lançamento do isco e o seu afundar da água. Normalmente perde-se alguma material devido aos locais escolhidos (zonas de pedra).
  • Como em todas as modalidades de pesca carece de uma área livre, pois a grande concentração de praticantes no mesmo local é desaconselhável, atendendo a que, pode causar conflitos nos lançamentos das montagens, com outros pescadores, motivados por cruzamentos de linhas ou proximidade de pescadores.
  • É uma modalidade de pesca que consiste em captura de grandes exemplares, o que remete para uma aproximação dos pontos das linhas de água, sem que a pesca em altura esteja excluída.
  • É uma modalidade de pesca que consiste em jornadas em locais específicos, que pela sua geo-morfologia nos indicam condições propicias para a sua pratica, isto é, fundos mistos ou de pedra, uma vez que as espécies alvo se encontram nesses locais específicos, preferencialmente por motivos de abrigo, alimentação, zonas de povoamento, etc
  • O período da pesca nocturna é considerado desde o início do por do sol até ao início do nascer do sol.
  • A pesca no período nocturno deve ser efectuada atendendo aos hábitos das espécies alvo e os seus locais de provável permanência, tais como fundos de pedra ou fundos de areia.
  • Normalmente a geo-morfologia da costa é o início do prolongamento para além da zona intertidal, isto é, o que observamos na linha de marés é o início da acção da erosão que ao longo dos tempos foi avançando pelas linhas de maré.
  • Para a prática da pesca nocturna existem características fundamentais a ter em conta, sem as quais não fará sentido a sua prática, são elas as espécies alvo, topologia geo-morfologia dos fundos, zonas de alimentação, altura do ano, condições de mar, condições de lua, etc.

Caracterização desta vertente e das espécies alvo

  • Podemos caracterizar, as principais espécies para a pesca nocturna em fundo rochoso; Abrótea (Phycis phycis); Carapau (Trachurus trachurus); Moreia (Muraena Helena); Pargo (Pagrus pagrus); Polvo (Octopus vulgaris); Rascasso (Scorpaena scrofa); Robalo (Dicentrarchus labrax); Sargo (Diplodus sargus sargus); Safio (Conger Conger). A principal característica dos pesqueiros propícios para a prática com êxito desta variante de pesca é a pesca de falésia nocturna. De salientar que apenas o sargo e o carapau se pode capturar em pleno dia, as restantes espécies apenas se capturam à noite, com a excepção do robalo que pode ser capturado ao nascer do sol (altura coincidente com o abandono da zona de falésia, que coincide com a zona de caça e alimentação para zona de abrigo) e ao por do sol (altura coincidente com a aproximação deste predador de terra para se alimentar durante a noite).
  • Podemos caracterizar, as principais espécies para a pesca nocturna em fundos de areia; Dourada (Sparus aurata); Linguado (Solea solea); Robalo (Dicentrarchus labrax); Sargo (Diplodus sargus sargus). A principal característica dos pesqueiros propícios para a prática com êxito desta variante de pesca é a pesca de praia nocturna. De salientar que apenas o sargo se pode capturar em pleno dia, as restantes espécies apenas se capturam à noite, com a excepção do robalo que pode ser capturado ao nascer do sol (altura coincidente com o abandono da zona de falésia, que coincide com a zona de caça e alimentação para zona de abrigo) e ao por do sol (altura coincidente com a aproximação deste predador de terra para se alimentar durante a noite).
  • A pesca nocturna em zonas de praia devem respeitar as épocas balneares e o período de concessão das mesmas. Embora isso não esteja previsto para praias não concessionadas deve imperar sempre o civismo da parte dos frequentadores e deixar as praias da mesma forma como as encontraram não deixando lixo, materiais de pesca ou iscos nos pesqueiros.
  • Deve fazer-se uma ou duas campanhas de sensibilização em termos de informação por ano, ou painéis informativos em pontos-chave.

SEGURANÇA:

- Deve conhecer bem o local (quer para a pesca como para estar à vontade no local não arriscando)

- Deve conhecer bem os horários das marés e as suas respectivas linhas (subida da maré e a vazante, as linhas intertidais são as linhas entre mares)

- Deve pescar sempre que possível com companhia (conversa com um amigo, auxiliam-se mutuamente em caso de ferragem de um bom exemplar ou no caso de um pequeno percalço)

- Deve informar os familiares para que zona se desloca e se sozinho ou acompanhado (mais ou menos vou para aquela zona e levo um amigo, levo também o telemóvel)

- Deve levar o telemóvel consigo (pode ser necessário ou não, mas pelo menos esta contactável)

- Não deve ingerir bebidas alcoólicas (podem ser prejudiciais em termos de reflexos)

- Não deixe lixo nos pesqueiros (se possível recolha algum lixo, ajude o ambiente com um pequeno gesto)

DEVE LEVAR:

- Cana, carreto, montagens, nylon, chumbadas e iscos (indispensável para uma jornada)

- Uma faca (para cortar o nylon, iscas e dar o golpe de misericórdia nas capturas)

- Uma lente frontal (da liberdade ás mãos)

- Um jogo de pilhas (nunca se sabe quando poderá acabar as que temos na lente)

- Mais uma lente suplente (para evitar que em caso de avaria fiquemos sem luz)

- Roupa extra mas confortável (evitar o frio e proporcionar boa mobilidade)

- Gorro quente (evitar o frio)

- Starlight (para colocar na ponta da cana afim de a mesma ser facilmente observada)

Sem comentários: