Ministro do Ambiente desconhece despacho que retira escolas de surf das praias da Costa Vicentina


O ministro do Ambiente afirmou esta quarta-feira que desconhece o despacho que obriga à retirada das escolas de surf das praias da Costa Vicentina assegurando que a actividade não será incompatível com o futuro Plano de Ordenamento da Orla Costeira.

O ministro Francisco Nunes Correia foi confrontado com o documento que lhe foi entregue por cerca de uma dezena de proprietários de escolas de surf da Costa Vicentina, que o aguardavam na Praia da Arrifana, em Aljezur, onde participou na assinatura da empreitada de construção da Estação de Tratamento de Águas Residuais do Vale da Telha.

Segundo os proprietários das escolas de surf, o documento emitido pelo Parque Natural da Costa Vicentina e do Sudoeste Alentejano obriga a que sejam retiradas, no prazo de dez dias, as estruturas utilizadas pelas escolas de surf da Praia do Amado.

"Estou surpreendido. Não conheço o despacho que as obriga a retirar", disse o ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional.

"O que tem é que haver uma conformidade da presença das escolas de surf com o Plano de Ordenamento da Orla Costeira e com alguma disciplina que estamos a trazer às praias", alegou Nunes Correia.

"Não queremos tirar as escolas de surf. Apresentaram-me um documento que irei ver com atenção, porque todos sabem, e é consensual, que o surf é uma mais valia desta região", observou o ministro.

Para o governante, "todos querem fomentar o surf, porque é uma mais valia desta região e uma actividade de uma nova geração. A actividade passa por alguns ajustamentos às condições que devem ser criadas numa zona deste género, em termos de qualidade e equipamentos".

"Temos de ver o que se passa e resolver isso. O que eu quero dizer é que nós queremos o surf nesta região e, ponto final", frisou.

Segundo Francisco Nunes Correia, o Plano de Ordenamento da Orla Costeira está a ser revisto, para "ultrapassar algumas situações que não estão bem, e entre várias coisas, acomodar as escolas de surf".

"Admito que exista alguma disparidade, mas que seja conciliável e superável. Eu não estava ciente do problema, recebi o documento. Vou dar-lhe a maior atenção, perceber o que se passa e seguramente resolvê-lo", assegurou.

"Vamos olhar para o problema, dar-lhe atenção, porque, repito, queremos o surf nesta zona", concluiu.

Fonte: barlavento

6 comentários:

Anónimo disse...

Em breve, muito breve terão os dias contados no quero posso e mando, cambada de "ditadores legislativos", abaixo o Ambiente, o seu grupo e o ICN.
Vem ai o POPNSACV ninguem nos vai ajudar? Vamos para a guerra!!!!

Alentejo/Algarve

Anónimo disse...

Agora já vai aparecendo esse ########
Devia era ter vergonha e remeter-se ao silencio e ficar para os lados de lx, pois lá é que ele esta bem, quanto mais longe mais brilha...

Agora até com os surfistas se metem, aqueles que ajudam a salvar vidas...

Pescador lúdico não vota P:S:

Anónimo disse...

Estes fingidos, não sabem de nada,
nunca sabem...

Delegam, delegam quase tudo para seu sossego.

É preciso correr com este governo, pois que só correndo com os ministros se pode tocar nos fundamentalistas que estão espalhados por aí.

Vamos a substituí-los por pessoas e técnicos de bom senso, o que não significa, a balbúrdia, o lixo ou a poluição, isso nunca!

E claro, os deputados terão de saber estar atentos e mexer nestas leis bafientas que tudo subordinam à autorizaçãozinha do director tal ou do parecer favorável do técnico tal , ou seja vamos acabar com a corrupção, sim, com um jeitinho... vê-se a coisa mais bonita e mais ambiental..., logo, leva autorização e TAMBÉM SUBSÌDIO.

ISTO de ver melhor qualquer coisinha, aquilo que você não consegue mas que vai parar às mãos dos outros espertalhões, É CORRUPÇÃO.

Portanto, não nos iludamos: estas pessoas que andam desatentas e que nada sabem, não nos interessam.

Anónimo disse...

cada vez mais estou farto destes politicos

JOSÉ LOURENÇO NOBRE disse...

SRS NUNES CORREIA E HUMBERTO ROSA, O QUE SE PASSOU NO PASSADO DOMINGO SO FAZ PARTE DO INICIO DO QUE AI VEM, DA PARTE DOS PESCADORES LÚDICOS NACIONAIS TERÃO O MAIOR DESPRESO, E É CLARO QUE APESAR DA VOSSA COR, INFELIZMENTE CONSEGUIRAM COLOCAR-ME CONTRA VOS.
AS POLITICAS ANTI-AMBIENTAIS E CONTROLADORAS DO MAOTDR VÃO ACABAR CONVOSCO NÃO TENHAM DUVIDAS O FIM ESTA PARA BREVE.
VEJAM AS ESTUFAS, AS INDUSTRIAS, AS POLUIÇÕES, ABRAM OS OLHOS!!!

PESCADOR LÚDICO NÃO VOTA EM VOÇES!

Anónimo disse...

E não votou mesmo, conforme NOBRE PRECONIZOU!

BOM AMBIENTE, SIM, SEM POLUIÇÃO, MAS FUNDAMENTALISMO NÃO!

Agora para as legislativas toca a correr com eles.

QUEREMOS PESSOAS SÉRIAS E DE BOM SENSO a GOVERNAR.

Você, pelo menos SABE O QUE NÃO QUER.

Isso chega. Use a arma do voto, no momento certo e que é de 4 em 4 anos.

Gente assim não interessa, ESTÁ NA HORA.
Não falhe em Setº / Out. e esclareça os seus familiares e amigos.
Alfredo Caseiro