O aumento da temperatura dos oceanos está a trazer peixes de águas tropicais à costa marítima do Algarve, mas também a empurrar alguma flora marítima, típica de águas frias, para norte do Tejo, garante um especialista da Universidade do Algarve.
Em declarações à Agência Lusa, Jorge Gonçalves, doutorado em ecologia pesqueira da Universidade do Algarve, explicou que o facto de estar a haver um aumento da temperatura dos oceanos pode ser a tese mais consistente para explicar a chegada de algumas espécies de peixes do Mediterrâneo e do Atlântico sub-tropical ao Algarve.
Peixes como os roncadores, budiões (do Mediterrâneo) ou pargos (peixe de águas tropical) foram avistados ao largo do Algarve, nomeadamente na Ria Formosa, mas também pequenos crustáceos oriundos do Mediterrâneo e do sul de Marrocos (África) já foram assinalados, menciona o investigador do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.
O peixe Veja, que normalmente só se avista nos Açores, Madeira e Mediterrâneo, é outro exemplo de uma espécie que normalmente tem o seu habitat em águas com temperaturas de 20 graus centígrados, mas já avistados por cientistas e pescadores no Algarve.
Fonte: TVI24
Sem comentários:
Enviar um comentário