Tito Rosa: «O Plano de Ordenamento do PNSACV é a oportunidade, não a dificuldade»

Tito Rosa, presidente do Instituto de Conservação da
Natureza e Biodiversidade (ICNB)

Numa altura em que está em discussão pública, até dia 30, a sexta versão da proposta do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o presidente do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade Tito Rosa falou com o «barlavento» sobre os pontos mais importantes: agricultura, pesca, construção e turismo.

Num ambiente de contestação, pelos limites que a proposta impõe, Tito Rosa assegura que o ICNB não cede a pressões, mas que seguirá um caminho de diálogo.

Por isso, além de já estarem a decorrer reuniões setoriais, quer uma participação pública, com sugestões objetivas e coerentes.

Ver entrevista do Presidente do ICNB ao Barlavento Online.

Fonte: Barlavento Online

5 comentários:

PêJotaFixe disse...

Amigo Fernando,
"Caminho do diálogo"? Só for um diálogo de surdos/mudos ou um monólogo onde só o Sr. Tito Rosa é que pode falar sem que se digne a escutar as opiniões e sugestões da população ou dos seus representantes directa e legitimamente eleitos.
"Quer uma participação pública"? Onde é que o Sr. Tito Rosa estava no dia 16 de Abril às 20h30?
Dá-me vontade de rir! Eheheheheheh

Abraço e saudações piscatórias

Anónimo disse...

Pela cara vê-se que está armado em pegador de touros...

Pela aragem percebe-se que aquilo de diálogo só se for à bofetada!

A postura física é descuidada e a intelectual, se a tiver, é corcunda e mesquinha a deduzir pelos comportamentos passados.

Perpassa ainda da foto que o "senhor" ostenta um facies agressivo, e, além disso, só lhe falta o colete e o relógio de ouro para armar ao pingarelho...

Aquilo de diálogo é um mar de bonomia, inteligência e espírito de cooperação a avaliar pelos entendimentos que obteve nas reuniões da concertação.

Aquele (s) diálogo(s) são um paradigma da arrogância que mete nojo!!!!!!

Por mim, esse senhor estava muito bem num país de canibais: nem lhe tocavam...tamanho é o seu fedor do sentido de coerência e de humanidade e respeito pela raça humana...
Isabel Duarte

Anónimo disse...

Fui ver ao "Barlavento" ele disse mesmo:
«Tito Rosa assegura que o ICNB não cede a pressões, mas que seguirá um caminho de diálogo. Por isso, além de já estarem a decorrer reuniões setoriais, quer uma participação pública, com sugestões objetivas e coerentes.»

Este sujeito tem lata demais.!!!

Então as sugestões, as opiniões dos técnicos do Min. da Agricultura e Pescas e todas as entidades com quem teve de falar designadamente as Câmaras Municipais não são "objectivas", e "coerentes" ?

Essas entidades públicas perante quem o Icnb sob a sua batuta "triunfantemente" manteve a redacção da norma ou que "não há discordância" são o quê? São um bando de estúpidos e néscios? Não sabem o que é a biodiversidade e, as Câmaras Municipais são o quê? uma excrecência decadente da "sua" democracia...?

Se você tivesse vergonha na cara desandava. Vá trabalhar para o campo para perceber o que é a biodiversidade. O que o seu corpinho a arremedar bons almocinhos precisa é de enchada na mão, saber quanto custa a vida para perceber o que anda a fazer neste mundo e ter alguma cultura human´ística, porque se a tem é livresca e a merecer a fogueira.
Demita-se e tenha vergonha.

Nós não precisamos de si. Precisamos é de pessoas inteligentes e sensatas coisa que você, seguramente, não é!!

Maria Souto Silva

Anónimo disse...

"ENXADA", agora, reparo que no meu comentário anterior escrevi mal o nome do instrumento destinado a cavar a terra, as minhas desculpas.

Aproveito para voltar à carga:

O que tenho lido e ouvido é que a responsabilidade da demarcação das áreas naturais é do governo de cada país e, é cada país que faz a borrada que tem de responder e pagar os prejuízos.

Portanto, sr, Tito (que me faz lembrar o marechal de má memória! vá de retro...) e não venha agora, sacudir a água do seu capote, dizendo agora em 2010 que o problema não é de cá, como o fez na entrevista.

Nós não aceitamos ser o jardim zoológico ou biológico da União Europeia.
Ele, o sr. Tito, diz que há verbas através do Ministério da Agricultura, mas segundo se sabe, não respeita as opiniões daquele Ministério...!
Esse sr, tem o dever de ser sério e não está a ser, nem cuida que os seus serviços o sejam. Se não há plantas ou bichos nos sítios onde dizem que há( como diz a Câmara Municipal de Aljezur), que justificação dão esses sujeitos para manter uma área enormemente estúpida, uma agressão às pessoas e aos seus interesses, desmesurada, excessiva e ainda por cima sem dinheiro para pagar os prejuízos que causa e QUE ELE DEVIA SABER QUE O PAÍS VAI TER DE PAGAR?? Só para armar aos cucos e apresentar uma configuração natural/casual? do PNSACV pretensamente de um cavalo marinho?

O sr. se existisse num desses países a sério, já teria sido defenestrado (não sabe o que é? =atirado pela janela e de preferência de um 27º andar!).
Que você não queira uma Quarteira por estas bandas, isso ninguém quer, mas com franqueza, todo esse fundamentalismo só no inferno.

E não desisto da recomendação: uma enxadinha faria muito bem a esse corpinho anafado a ver se clarifica as ideias, caso ainda tenha em bom estado o mecanismo e algumas células cinzentas.

MSSilva

Anónimo disse...

Este senhor é um aldrabão, não tem palavra e um lambe botas que tudo faz para se aguentar como dirigente. Ele finge que percebe alguma coisa, mas tudo de forma muito superficial.Com este ar de nababo não pode ter grande ideias. Pelo que sei este Sr Tito pertence aos quadros do Ministério da Agricultura e foi quem mais ajudou a poluir o ambiente com as suiniculturas que sempre defendeu e aprovou. A história ainda vai contar muita coisa, de como o Sr. Tito prejudicou e prejudica a Conservação da Natureza e Biodiversidade. Pelo que se diz Até agora é o pior Presidente que passou pelo ICNB.