Sessão de esclarecimento POPNSACV Aljezur


Algumas centenas de pessoas estiveram presentes na abertura das sessões públicas de esclarecimento às populações, iniciado na passada sexta feira pela Câmara Municipal de Aljezur.

Estas sessões públicas foram anunciadas após a saída para Discussão Pública do Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, nos sites dos referidos Municípios.

Recordo que os três autarcas dos referidos concelhos convidaram para estarem presentes, sua Excelência, Secretário de Estado do Ambiente, Prof. Humberto Rosa, e o Presidente do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Eng.º Tito Rosa, ambos não compareceram em Aljezur, nem tão pouco se fizeram representar.

O ICNB marcou entretanto algumas reuniões sectoriais, onde foram apenas enviados alguns convites a empresas ou pessoas ligadas ao associativismo, o que se pode concluir que o ICNB continua a virar as costas às populações e continua no caminho que tem percorrido nestas duas décadas, ou seja, zero dialogo com as pessoas.

Uma má politica para quem quer implementar tantas condicionantes e proibições.


Foi apresentada a introdução pelo Presidente da Câmara Municipal de Aljezur, o qual defendeu a sua posição, passando a ser apresentado uma sucessão de exemplos e condicionalismos referentes ao território daquele Município.

Em seguida o anterior Presidente da Câmara e actual Presidente da Assembleia Municipal expôs o seu ponto de vista, fazendo uma leitura do que se passou em anos anteriores, não esquecendo a pesca lúdica.

Houve breves considerações apresentadas também pelos Presidentes das Câmaras Municipais de Odemira e Vila do Bispo.

A adesão da população foi uma boa prova de que as pessoas querem ser informadas, querem saber o que ai vem, e à permanência atá cerca da uma hora da manhã da maioria das pessoas foi um comprovativo disso e a participação no debate foi a outra mais valia.


As próximas sessões serão:

ODEMIRA - DIA 20 DE ABRIL 2010 – 20:30H
Local: Cine-teatro Camacho Costa

VILA DO BISPO - DIA 21 DE ABRIL 2010 – 20:30H
Local: Centro Cultural de Vila do Bispo

Por ultimo recordo que podem fazer a vossa participação ou tecer os comentários por escrito
ver o aqui POPNSACV e aceder à ficha de participação .

O meu agradecimento ao Paulo Cabrita pela disponibilização das fotos.

Sem comentários: