Autarcas socialistas criticam plano de ordenamento da costa vicentina

Três autarcas socialistas criticam o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, cujo período de discussão termina hoje e admitem avançar com uma providência cautelar se o documento for aprovado tal como está.

Declarações do Presidente da Câmara de Aljezur José Amarelinho

Três autarcas socialistas não aceitam as limitações impostas pelo plano. Uma proposta, como nos explica a jornalista Maria Augusta Casaca, que já foi alterada por diversas vezes.

O Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina já vai na sexta revisão e está a merecer não só a rejeição dos três autarcas socialistas, mas também da população.

Segundo os presidentes das Câmaras de Odemira, Aljezur e Vila do Bispo só pretende proibir e condicionar actividades como a pesca, a agricultura ou o turismo.

O presidente da Câmara de Aljezur, José Amarelinho, dá voz à contestação. Em Aljezur, por exemplo, e segundo o Plano, os pescadores só poderão pescar onde não há peixe.

No plano agrícola, em vez defender a agricultura tradicional, o documento faz a apologia da agricultura intensiva e quem quiser visitar esta zona conhecida pela suas bonitas paisagens não o pode fazer em todo o lado, defendem os autarcas.

No último dia da discussão pública do Plano, o autarca de Aljezur espera que o Ministério do Ambiente arrepie caminho e deixa o recado ao governo.

Se nada for alterado os autarcas socialistas, estão dispostos a colocar uma providência cautelar e a impugnar o Plano do Ministério do Ambiente.

Confrontada com estas críticas, a ministra do Ambiente diz que vai analisar todas as sugestões sobre o Plano de Ordenamento do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Fonte: TSF

Sem comentários: