Marca dos Parques Naturais lançada em breve

Uma acção do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB) poderá conduzir à criação de uma marca dos Parques Naturais portugueses. O ICNB pretende abrir as zonas que tutela à iniciativa privada, sendo que que a certificação de produtos e serviços relacionados com as áreas protegidas deverá ser uma realidade, a curto prazo.

Seguindo os passos das boas práticas adoptadas pelos Parques Naturais espanhóis, que já aliam a preservação da natureza às actividades económicas há alguns anos, o ICNB virá a concretizar uma nova realidade para os espaços congéneres portugueses, segundo noticiado pelo Barlavento Online.

"Na vizinha Andaluzia, desde há cinco anos que a marca Parques Naturais da Andaluzia contribui para a valorização dos produtos regionais e das unidades hoteleiras daquela região do Sul de Espanha", explica aquele órgão de comunicação.

Tito Rosa, presidente do ICNB, confirmou a vontade de estabelecer um contacto com a comitiva espanhola, "para fazer um intercâmbio de experiências com eles".

O exemplo andaluz adapta-se, por isso, bem à realidade portuguesa. Isto porque a região espanhola tem uma área semelhante à de Portugal Continental e muitas áreas protegidas. O Barlavento chama ainda a atenção para o facto de na Andaluzia existirem "150 espaços naturais protegidos, dos quais 24 são Parques Naturais".

E frisa que, "A marca Parques Naturais da Andaluzia é um certificado dado pela Junta da Andaluzia a produtos artesanais e naturais e aos serviços de turismo ligados à natureza, que operem dentro dos parques e na sua área de influência".

Em cerca de cinco anos, já foram certificadas "183 empresas e mais de 1041 produtos". A maioria das certificações foi concedida a serviços relacionados com o Ecoturismo, como unidades hoteleiras e restaurantes, entre outros, adianta a fonte.

Fonte: Qualidade Online

1 comentário:

pnimtata disse...

AH AH AH...
QUALIDADE...
TENHAM VERGONHA DE CERTEZA QUE NAO SABEM OS LITROS DE M...... DE PESTICIDAS QUE DEITAM NESSES TERRENOS, NA POLUIÇÃO VISUAL QUE ESSAS CASAS DE PLASTICODEIXAM QUANDO O VEMOS NA INTERNET NAS VISTAS AEREAS...
QUALIDADE É O QUE FAZIAM AI, AGRICULTURA TRADICIONAL, BATATA DOCE, AMENDOIM, TENHAM VERGONHA NA QUESTAO DAS CABEÇAS DE GADO, QUEREM DIZIMAR AINDA MAIS ISSO FORÇA, QUEIMEM ISSO, AO MENOS A PAISAGEM UM DIA MAIS TARDE SERA RENOVADA E NÃO CONTINUARÁ A SER DESTRUIDA COM ISSO QUE CHAMAM AGRICULTURA...
PRODUTOS DE QUALIDADE E MARCAS, DIGAM NO ROTULO QUE USAM PESTICIDAS, QUE CONTAMINAM OS SOLOS, QUE DESTROEM OS HABITATS LITORIAS COM A PLANAGEM DOS TERRENOS ONDE NADA MAIS NASCERÁ LA QUANDO SAIREM DESSES SOLOS...
TENHAM VERGONHA E TRATEM AS PESSOAS COMO DEVEM SER TRATADAS...
ONDE ANDAM AS PSEUDO AMBIENTALISTAS LPN OU QUERCUS QUE TUDO DEFENDEM E ESSES COISAS DA AGRICULTURA INTENSIVA FECHAM OS OLHOS...
TENHO PENA DE VOS E DE NOS.
PARABENS AO DONO DO SITE PELO MENOS JA ESTA MAIS ACESSIVEL.

pnimtata