Robalo, uma espécie cobiçada - Relatório Ifremer


O Robalo, uma espécie cobiçada - Fevereiro de 2011 - Relatório Ifremer

Sobre a fachada do Canal do Norte Atlântico e no mar do Norte, o Robalo é principalmente explorado pela França (cerca de dois terços dos desembarques internacionais), o Reino Unido, e em menor escala pela Bélgica, pela Espanha e Portugal (Figura 1). A metade dos desembarques franceses (Figura 2), provêm do Golfo de Gasconha (Zona VIIIa, b sobre a figura 4). Estes números referem-se apenas às pescarias comerciais; em 2008, um estudo nacional mostrou que, na França, as capturas da pesca recreativa eram da mesma ordem de grandeza que as da pesca profissional. Estas estimativas em breve serão refinadas partindo dos resultados de um inquérito BVA-Ifremer em curso. De notar que certos países, como a Irlanda, fizeram a escolha de reservar este recurso à pesca recreativa.


Figura 1: Distribuição europeia das capturas de Robalo sobre a fachada Atlântica para a pesca profissional (dados 2008)
Figura 2: Distribuição geográfica das capturas de Robalo para a pesca profissional francesa. O total dos desembarques ascende à 5400 toneladas (dados 2008) dos métodos de captura e os actores variados

O Robalo é um peixe costeiro procurado tanto por pescadores profissionais e pescadores. A pesca comercial inclui actividades muito diversas (Figura 3): é feito o ano por pequenas embarcações, utilizando palangre, corrico, linhas ou redes. As pescarias sazonais ocorrem no inverno, com unidades maiores, praticando pesca de arrasto pelágico (dois navios), de arrasto e de cerco raramente. O arrasto dinamarquês, também sazonal, desenvolvido na França desde 2009. Arrasto contribui com cerca de dois terços dos desembarques da pesca profissional francesa.

Figura 3: Distribuição por engenho das capturas de bar para a pesca profissional francesa (dados 2008)
A pesca recreativa pratica-se de numerosas maneiras: linhas arrastadas (corrico), palangres ou redes a partirem de barcos de divertimento, à pesca desde a margem, em mergulho através da caça submarina.

Esta diversidade dos métodos de pesca pode provocar conflitos de usos entre as diferentes frotas profissionais por um lado, e entre os profissionais e a pesca recreativa por outro lado.

Arrastões pelágicos, os navios cercadores e alguns arrastões e redes de cerco dinamarquesas recentemente, apenas pescam ao Robalo, em épocas de desova. A concentração de Robalos neste período torna-os mais acessíveis porque estas técnicas de pesca e os rendimentos são muito elevados. Fora deste período, quando o Robalo se encontra numa fase menos gregária, estes navios não os capturam, a não ser acidentalmente. O Robalo é então orientado pelos negócios do anzol, o corrico e pesca recreativa.

O período de Verão, ou quando o Robalo está presente nas zonas costeiras

É portanto, mais acessível a embarcações de pesca ao corrico, e como qualquer outro peixe predador, o comportamento de alimentação e condições do Robalo,  condiciona os seus movimentos e migrações. É uma espécie oportunista. Sua dieta variada, (crustáceos, cefalópodes e pequenos pelágicos juvenis de várias espécies), lidera em todas as zonas costeiras, incluindo a pouca profundidade (menos de um metro), como é o caso do verão.

A distribuição do Robalo se estende até a costa do Atlântico a nordeste de Marrocos para o sul da Noruega (30 ° a 60 ° N), incluindo o Mar da Irlanda Mar do Norte, Mar Báltico e do Mar Mediterrâneo e Mar Negro. Ela ocorre a profundidades de poucas centenas de metros, e até cerca de 80 km da costa.

Na costa do Atlântico, o Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM) disse que, actualmente, seis acções (uma acção consiste na fracção de uma população de peixes na colheita):

- O stock do Mar do Norte, cuja ligação com as povoações do Canal seria reduzida;
- O stock de canal este;
- O stock do sul e sudoeste da costa Inglêsa;
- O stock da costa da Irlandesa;
- O stock da ponta da Bretanha (Sul do Canal Ocidental e o Oeste da Bretanha ) ;
- O stock do Golfo da Gasconha (Sul-Bretanha para a Espanha).

No entanto, a hipótese de que essas populações são entidades biológicas, na verdade a ser confirmada. De facto, trabalhos recentes com base em experimentos de marcação e análise genética sugere que se o Mar do Norte e o Golfo da Biscaia são unidades separadas, o Canal Inglês e da Irlanda do Sul poderia ser tratada como uma entidade única. Esses estudos também indicam que o aquecimento global poderia alterar os limites do caso biogeográfica, uma extensão de sua distribuição setentrional já é observada. Assim, o CIEM recomenda mais estudos para definir melhor as acções e os seus limites geográficos.

Existências das quais a avaliação deve ainda ser melhorada

Tendo em conta as incertezas sobre a delimitação precisa dos Bancos e os dados disponíveis, as avaliações são efectuadas à escala das zonas geográficas seguintes (Figura 4):

- IVbc (Mar do Norte)
- VIId (Canal este)
- VIIeh (Canal ocidental)
- VIIafg (Mar Céltico)
- VIIIab (Golfo de Gasconha)

Figura 4: cartografia das zonas CIEM

As conclusões do grupo de peritos CIEM (*1) indicam que:

- Para os Bancos da Manga Ocidentais (Zona VIIe, h) a biomassa dos reprodutores aumentou entre 2000 e 2005, e diminui desde ai. Além disso, a mortalidade por pesca aumentou desde 2000, em relação com um aumento do esforço de pesca vinculada nomeadamente ao desenvolvimento da pescaria pelágico cujos desembarques são mais importantes para esta zona. No que respeita aos recrutamentos, apesar de alguns bons anos durante a última década, a tendência está em baixa desde 2000.

- Para o Golfo de Gasconha (zona VIIIab), os resultados de uma avaliação muito preliminar das existências mostram um aumento da mortalidade por pesca durante a última década. A avaliação quantitativa precisa do estado das existências de Robalo continua a ser difícil devido à incerteza dos dados de captura e em especial, as relativas à pesca recreativa. Progressos na aquisição de dados e conhecimentos biológicos da espécie são indispensáveis para melhorar a avaliação das diversas componentes deste recurso.


Existências (stocks) que são necessárias preservar

Até hoje, os regulamentos europeus não limitaram a quantidade de capturas de Robalos (TAC ou não quotas), mas impõe um tamanho mínimo, fixado em 36 cm no Atlântico nordeste. Além disso, na França, as contribuições dos arrastões (pelágico e inferior) estão limitados a 5 mil toneladas por navio por semana, mas essa limitação é mais destinada a evitar o alargamento de mercado que gerir o recurso. Bolsa de pesca de cerco é também enquadrada no plano individual e colectivo, o limite máximo global para a frota foi fixado em 72 toneladas em 2011 (CRPMEM Grã-Bretanha, a decisão de 31 de Janeiro de 2011)

Em 2004 (*2), no seu parecer para a gestão, CIEM recomendava limitar a entrada de navios que utilizam redes de arrasto pelágicas na pescaria, e tomar medidas para proteger os juvenis. Este parecer continua a ser válido hoje.

No estado actual do conhecimento, parece que a captura de um stock de peixes na época da desova não foi um impacto muito grande sobre a renovação desta unidade se os peixes foram capturados noutro momento, desde que a extracção pela pesca total permanece consistente com a manutenção de uma quantidade de suficiente reprodução e comportamento reprodutivo dos peixes não é perturbada por operações de pesca. No caso de uma acção que é composta de subunidades ter uma dinâmica própria (como é o caso do Robalo), o conceito de "reprodutores suficientes” é para cada uma dessas subunidades.

Não levar isso em conta pode ter sérias consequências sobre a sustentabilidade destas sub-unidades e, eventualmente, todo o stock. Como mencionado acima, o conhecimento sobre a estrutura espacial da população de baixo em acções individuais devem ser melhorados. Por conseguinte, deve ser cauteloso sobre os níveis de mortalidade por pesca durante a época de desova, para evitar o risco de sobre-exploração local.

Em qualquer caso, a recuperação biológica na estação de monta como defendido e implementado por alguns usuários não podem substituir as medidas de gestão necessárias para regular o acesso e a pressão de pesca global.

Para as medidas de gestão para a pesca sustentável

Até recentemente, as dificuldades na gestão do Robalo está mais na partilha de problemas e / ou acesso a recursos que, na ausência de regulamentação a limitação das capturas (TAC). A análise mais recente indica um provável aumento da mortalidade por pesca nos últimos anos e ainda a provável diminuição da biomassa de desova em algumas áreas. Além disso, apesar das incertezas actuais sobre a barra de status do stock, ele deve: 1)Identificar as medidas para regular a pressão de pesca e até mesmo reduzi-la, e 2) especificar as condições de acesso ao recurso no prazo pesca comercial, entre os vários ofícios praticados, e entre pescadores comerciais e pescadores de recreio.

Para estabelecer medidas de gestão adequadas, incluindo o acesso à partilha de recursos, ele deve compreender a biologia e ecologia das espécies, o seu estado das unidades populacionais de estruturação espácio-temporal, termos de uso (do tamanho dos peixes capturados, o impacto sobre o ecossistema artes) e a participação relativa dos diferentes trabalhos (incluindo navegadores) a mortalidade por pesca.

Também é necessário medir os efeitos das estratégias de gestão sobre o ecossistema e as condições sócio-económicas (peixe de qualidade - e, portanto, seu preço - as considerações em termos de emprego ou de atracção para o turismo), que variam amplamente, dependendo da frota e da proporção que as receitas do Robalo.

Por conseguinte, a exploração sustentável dessa espécie exige verdadeiras opções políticas que devem ser revistas e compartilhadas por todos os elementos no necessário estabelecimento de um plano de gestão a longo prazo.

Do bom uso do descanso biológico aplicado ao Robalo

As suspensões temporárias da pesca (das quais os descansos biológicos fazem parte) são um dos meios de limitação do esforço de pesca que figuram na panóplia dos instrumentos de gestão da Política Comum da Pesca (PCP).

De acordo com os objectivos de gestão, o período de encerramento pode visar reduzir a mortalidade por pesca dos juvenis ou os adultos reprodutores, organizar a divisão do recurso entre os utentes, ou ainda integrar critérios de comercialização do produto. O efeito de um descanso biológico depende ao mesmo tempo da vulnerabilidade da espécie durante o período de encerramento (nomeadamente se o peixe concentra-se em bancos), e da redução efectiva do esforço de pesca global que gera a aplicação da medida.

(*2) 2004 é o único ano em que, na sequência da avaliação, CIEM forneceu um parecer para a gestão, a pedido da Comissão europeia

No estado actual dos conhecimentos, parece que a exploração de uma existências de peixe aquando da abrasão não tenha muito mais consequências para a renovação destes existências que se os peixes forem pescados um outro período, excepto se a extracção pela pesca total reside compatível com a manutenção de uma quantidade de reprodutores suficiente (3*) e que o comportamento reprodutor dos peixes não seja perturbado pelas operações de pesca. No caso de uma existências que é composta suas unidades que têm uma dinâmica limpa (como é o caso para o Robalo), o conceito de quantidade suficiente de reprodutores vale para cada uma destas suas unidades. Não não ter conta poderia ter consequências graves para a perenidade estes sous-unités e, à prazo, sobre o conjunto das existências. Como sublinhado previamente, os conhecimentos sobre a estruturação espacial da população de bar em diferentes existências devem ser melhorados. Convem por conseguinte continuar a ser cuidadoso sobre os níveis de mortalidade por pesca aquando da abrasão para evitar os riscos de sobreexploração local.

Em qualquer caso, descanso biológico em estação de reprodução tal como o preconizado e foi aplicada por certos utentes não pode substituir-se às indispensáveis medidas de gestão que permitem controlar o acesso e a pressão de pesca global.

Para medidas de gestão para uma pesca duradoura?

Até recentemente, as dificuldades ligadas à gestão do bar residiam mais em problemas de divisão e/ou acessos ao recurso que na ausência de um regulamento que limita as capturas (TAC). Às análises mais recentes indicam um aumento provável da mortalidade por pesca estes últimos anos e uma provável baixa da biomassa reprodutora em certas zonas.

Também, apesar das incertezas actuais sobre o estado das existências de bar, convem 1) definir medidas que visam enquadrar a pressão de pesca ou mesmo reduzir-o, e 2) de precisar as condições de acesso ao recurso na pesca profissional, entre os diferentes ofícios praticados, e entre os pescadores profissionais e os pescadores recreativos.

Para estabelecer medidas de gestão adaptadas, e nomeadamente a divisão do acesso ao recurso, convem conhecer a biologia e a ecologia da espécie, a sua estruturação spatio-temporelle, o estado das existências, as modalidades de exploração (dimensões dos peixes capturados, impacto dos engenhos no ecossistema) e a parte relativa dos diferentes ofícios (incluidos iatistas) à mortalidade pesca.

É igualmente necessário medir as consequências das estratégias de gestão sobre o ecossistema e os impactos socioeconómicos (da qualidade do peixe - e por conseguinte do seu preço - às considerações em termos de empregos ou de atracção para o turismo) que são muito variáveis em função das frotas e a parte que representa o Robalo nos seus rendimentos.

Consequentemente, a exploração sustentável desta espécie supõe verdadeiras escolhas políticas que devem ser examinado e compartilhadas pelo conjunto dos actores aquando o de necessária instauradas de um plano de gestão a longo prazo.

(*3) Em situações críticas onde as quantidades de reprodutores são muito fracas, há evidentemente interesse “a proteger” no máximo a reprodução além de uma redução total da pressão de pesca.


Fonte: Ifremer

1 comentário:

JAIRCLOPES disse...

Gostei do blog e do excelente texto, eo convido para ler "Traíra, o peixe" publicado hoje no meu blog: www.jairclopes.blogspot.com