Portaria diminui restrições à pesca lúdica na Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano


O Governo reduziu as restrições à pesca lúdica no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, entrando hoje em vigor as alterações que constam de uma portaria ontem publicada em Diário da República.
Uma das alterações mais importantes é a permissão de pesca à linha durante a noite, embora os praticantes tenham de usar colete refletor e flutuante.
Também o período de defeso do sargo é encurtado em 15 dias, passando a funcionar entre 1 de fevereiro e 15 de março.
Na apanha manual, passa a ser permitido o uso de alguns instrumentos de mariscar e de pesca tradicionais, nomeadamente o "puxeiro", "bicheiro" e a "arrelhada".
As outras alterações são a permissão da apanha lúdica de poliquetas para isco na área do PNSACV, a todos os praticantes de pesca lúdica e desportiva, a inclusão na legislação, oficializando a legalização da utilização de uma amostra, podendo esta ter acoplados anzóis simples, duplos ou triplos, tipo fateixa, definindo a sua abertura, a inclusão na legislação, oficializando a legalização da utilização da cesta ou rabeca e a inclusão na legislação, legalizando a apanha do polvo na modalidade de apanha lúdica.
São também estabelecidas regras para a pesca comercial apeada, com cana e linha de mão.
A Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos já se congratulou, em comunicado, com estas alterações que hoje entram em vigor.
Ainda assim, a Associação sublinha que o Governo não acolheu todas as alterações que tinha proposto.
A ANPLED manifesta porém «a sua disponibilidade, para continuar a dar o seu contributo no aperfeiçoamento da legislação em matérias do foro da pesca lúdica e desportiva».

Fonte: Barlavento

Sem comentários: