Bird Watch Oceanus


Cegonha-branca: Ciconia ciconia

Inconfundível, a cegonha-branca mostra uma das silhuetas mais facilmente identificáveis da nossa avifauna. O seu pescoço e patas compridas, a tonalidade branca do corpo, com as pontas das primárias e secundárias pretas, e a cor vermelha viva do bico e das patas, tornam esta ave emblemática no nosso território.



 





Peneireiro-vulgar: Falco tinnunculus

Este falcão de tamanho médio apresenta as asas pontiagudas e cauda comprida, e bico curto e forte, típicos da maioria das espécies deste grupo. A cauda do peneireiro-vulgar é um pouco mais comprida que a dos seu congéneres, dando-lhe um aspecto mais estilizado. Existem diferenças em termos de plumagem e dimensões entre os machos e as fêmeas desta espécie, sendo a última de dimensões maiores e menos colorida. A fêmea e o macho possuem o dorso cor de ferrugem, bastante sarapintado de preto, com a ponta das asas escuras. A cauda da fêmea é barrada, enquanto que o macho apresenta a cauda e a nuca lisas cinzento-azulado, contrastando bastante com a tonalidade do dorso. O peito do macho é menos barrado, parecendo mais liso que a fêmea.





Fonte descrição: Aves de Portugal

2 comentários:

Pedro Nunes disse...

Isto é um ex. de como é a natureza na Costa Vicentina, aves em harmonia com pescadores, ñ é preciso um plano de ordenamento para a proteger...

João Carlos Claro disse...

Caro Fernando

Obrigado por partilhar connosco as belíssimas imagens de algo único no mundo, que é a nidificação da cegonha-branca em falésias costeiras.
Infelizmente, não posso deixar de recordar a extinção da população nidificante em Portugal de águia-pesqueira, cujos últimos dois casais nidificaram precisamente no sudoeste alentejano. Para além de outros factores (caça ao pombo e intensificação agrícola), importa não esquecer a perturbação causada pela pesca lúdica.
Tal como acontece neste momento com o regresso do abutre-preto e da águia-imperial, talvez um dia possamos voltar a contemplar ninhadas de águia-pesqueira nessas falésias. Deseja apenas que todos os pescadores lúdicos se mobilizem para defenderem esses locais.

Abraço,
João