Atracou ontem no Porto de Sines um dos maiores porta-contentores do mundo.
Chama-se MSC Sola, mede 363 metros de comprimento, tem uma capacidade de de 11.700 TEU's (medida padrão para um contentor de 20 pés) e 45m de largura.
A capacidade de carga é de 131.771 toneladas. Exige um calado de 15 metros, ou seja, é a profundidade que precisa para poder atracar. De acordo com a administração do Porto de Sines, este é o único porto português com capacidade para o receber.
A escala deste navio no terminal de contentores de Sines "é um testemunho das excelentes características deste porto, o único porto de águas profundas do país, especialmente vocacionado para a recepção dos grandes megacarriers", notam ainda os responsáveis do Porto de Sines.
O MSC sola atracou pela última vez em Singapura e Sines é o primeiro porto europeu onde faz escala daqui segue para Le Havre, em França.
Principais caracteristicas deste PortoÉ o principal porto na fachada ibero-atlântica, cujas características geo-físicas têm contribuído para a sua consolidação como activo estratégico nacional, sendo, por um lado, a principal porta de abastecimento energético do país (petróleo e derivados, carvão e gás natural) e, por outro, posiciona-se já como um importante porto de carga geral/contentorizada com elevado potencial de crescimento para ser uma referência ibérica, europeia e mundial.
Fonte: APS
1 comentário:
Esses contentores devem trazer malta para as estufas ai do concelho rico do parke, cosovares, ukras, tailandias boys e romenskys...
Viva as estufas e à biodiversidade de povos no PNSACV.
that was cool
Enviar um comentário