Nome de Código: Conger conger


Quando observamos esta espécie pela primeira vez, o Conger conger é visto como uma cobra ou serpente muito em particular pelo seu corpo fusiforme, não possui escamas, mas sim uma dura pele coberta por uma substancia lisgosa que segrega para evitar que a sua pele em contacto com a cavidade onde se refugia de dia lhe provoque cortes na pele.

A sua cor negra que esta concentrada no meio centro superior do exemplar é quase imperceptível em fundos de pedra quando visto de cima, toda a restante tonalidade passa do escuro ao cinza e acaba no branco de toda a base do exemplar (maxilar inferior, barbatanas dorsais e ventre.

Uma das suas características principais é a força potenciada pela forte musculatura de tudo o corpo embora na cauda esteja também concentrada grande parte dessa força, por exemplo na pesca à linha de costa, quando se ferra um exemplar e o mesmo tem a possibilidade de prender a cauda num buraco ou numa fenda é complicado "arranca-lo" do fundo, embora na minha humilde opinião possa compara-lo com um "pitt-bull" pela poderosa força que tem nos maxilares.

Qualquer exemplar de bom porte tem a possibilidade de desfazer os ossos da mão com a sua força de dentada, não possui dentição como a moreia ou dourada por exemplo, mas sim uma serrilha uniforme em ambos os maxilares em toda a sua totalidade, aliado a esta arma está o tamanho e abertura da sua boca.

O seu olhar volumoso é marcante também como característica, pois a sua parente fusiforme moreia, em nada se compara com o tamanho dos seus olhos, que podemos compara-los através da mitologia com ciclope duplo o habitante das cavernas, neste caso cavernas sub-aquáticas, fendas, tocas, pedras, que tenham escuridão suficiente para os resguardar da luminosidade do dia. A sua visão permite-lhe caçar em perfeitas condições mesmo que a água esteja escura, apesar de também possuírem um olfacto apuradíssimo que colmata qualquer factor negativo de procura de alimento, vivo ou morto.

Moluscos o pitéu

São notivagos, isto é, significa que seu ambiente é o nocturno, tem a particularidade de a sua gerência de energia estar regulada para uma actividade predominantemente nocturna, vulgarmente conhecida como caça, é quando abandonam as tocas para procurarem alimento, de dia permanecem nas tocas, onde fazem a digestão do alimento capturado à noite, normalmente anda em torno de pequenos peixes, moluscos que engolem por inteiro, similarmente ás víboras, mas também é necrofago porque tem por norma alimentar-se de peixes mortos ou abandonados por outros organismos, tipo abutre dos mares.

Podem viver comunitariamente com abróteas, outros safios e moreias na mesma toca sempre que haja espaço para fixação de outros indivíduos, mas é mais comum encontrar varias comunidades de crustáceos (camarões, navalhezas, bruxas, santolas) que se alimentam dos restos do safio e contribuem para a limpeza da toca, a chamada simbiose.

Como mau nadador que é, muito por culpa do seu tamanho e porte, tenta evitar as correntes fortes.

Distribuição Geográfica

Pode viver em grandes profundidades, apesar de não suportar muito as águas frias.

Estes emigrantes que vão até o mar dos Sargaços, onde uma única fêmea pode conceber mais de seis milhões de ovas para o mar, estas ovas transformam-se larvas quando chegam à superfície do oceano alimentam-se de plâncton, a corrente do golfo distribui as larvas pelo hemisfério norte.

Após o primeiro ano da vida entram em metamorfose que lhes concede particularidades distintas com o aspecto que manterão até que de novo regresse ao lugar que nasceram, (retorno ao mar dos Sargaços), e contribuam para a continuação da espécie.

Nome científico: Conger conger (Linnaeus, 1758)

Sem comentários: