Primeiro parque mundial de energia das ondas inaugurado hoje


O primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas é inaugurado, hoje, na costa norte portuguesa, ao largo da Póvoa de Varzim. O projecto é da responsabilidade das empresas Enersis e Ocean Power Energy e vai ter um custo superior a 8,5 milhões de euros.

António Trigo Teixeira, professor no Instituto Superior Técnico e especialista em engenharia hidráulica, afirma que "este é apenas um projecto-piloto, mas é também um importante avanço no sentido da produção, em grande escala, de sistemas de aproveitamento da energia das ondas".

Já o presidente da Associação de Energias Renováveis, António Sá da Costa, sublinha a importância deste ser o primeiro parque de aproveitamento da energia das ondas, de natureza comercial e defende que o potencial do mar em termos de energia é idêntico ao do vento, ou seja, inesgotável.


O projecto vai funcionar como experiência para o desenvolvimento de outras empresas que utilizem o mar para produzir energia, defende António Falcão, investigador na área da energia das ondas. Falcão diz ainda que este projecto vai impulsionar a construção de muitos outros.

Numa primeira fase, o primeiro parque mundial de aproveitamento da energia das ondas vai ter capacidade para produzir energia eléctrica suficiente para alimentar uma povoação com cerca de 6 mil habitantes.

Fonte:

Sem comentários: