Pesca na Costa Vicentina

"CATCH & RELEASE" FORÇADO



O meu amigo António Ferreira, que após ter ferrado um sargo de tamanho considerável aproximadamente "quileiro", teve o contratempo de o mesmo se desferrou muito próximo da grande escalada, aproximadamente entre 45 a 50 metros de altura desde o nível do mar até ao alto da falésia.
Um amante e conhecedor das falésias da Costa Vicentina, locais que o conhecem há já algum tempo, onde retira momentos de adrenalina, prazer nas constantes paragens por aqueles locais de culto.


TÉCNICA DO BALANCÉ



Como se utilizam grandes montagens não conseguimos recuperar um peixe ferrado até ao cimo da falésia, uma vez que estamos a lidar com montagens com o dobro da altura da cana. Como tal os pescadores dos altos das falésias desta zona desenvolveram esta técnica que consiste em balançar o peixe umas duas a três vezes, de forma a que o mesmo ganhe balanço para com um pouco de técnica e jeito consiga chegar ao topo da falésia.
Uma arte para além da própria técnica.


Vídeos gentilmente cedidos por António Ferreira, o meu agradecimento.

2 comentários:

Anónimo disse...

Apesar de só agora comentar, tenho vindo a acompanhar com grande satisfação o teu blog.
Fica aqui o meu reconhecimento pelo bom trabalho que aqui tens feito. Parabéns kid!

Grande abraço e até breve

Fernando Encarnação disse...

Obrigado pelo reconhecimento Filipe ainda bem que gostas, é bom sinal, embora os conteúdos andem um pouco à volta da pesca vou tentar generalizá-los um pouco mais.

Abraço kid!