O Projecto Biomares

O projecto Biomares é um dos quatro projectos vencedores do Programa Life-Natureza atribuído pela União Europeia em 2006. Tem como objectivo a recuperação da biodiversidade na área do Parque Marinho da Arrábida, bem como a implementação de diversas acções de gestão ambiental.
A acção principal do projecto consiste na replantação das pradarias marinhas na zona do Portinho da Arrábida e Baía de Galápos. O ecossistema de ervas marinhas outrora existente nestes locais foi o suporte fundamental da vida e da biodiversidade marinha do parque natural. A sua destruição quase total (dos 30 ha existentes em 1983, já só restam 0,006 ha em 2006) ficou a dever-se principalmente à utilização da ganchorra e outras artes de pesca destruidoras dos fundos marinhos. O grande aumento do número de embarcações de recreio na zona e o fundeamento não controlado das mesmas foram também outros dos factores que contribuíram para o desaparecimento deste habitat. As ervas marinhas são plantas com raiz e que são facilmente destruídas pela acção das fateixas e âncoras.

A replantação, efectuada por mergulho com escafandro, vai fazer-se com o recurso ao transplante de ervas marinhas de populações dadoras na Ria Formosa, no Rio Mira e no Estuário do Sado.
Este projecto resultou de uma candidatura ao programa Life-Natureza da Comunidade Europeia, programa destinado ao financiamento da implementação das
Directivas Habitats e Aves e dos sítios da Rede Natura e decorrerá entre 2007 e 2011.



O Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, presidiu, no dia 27 de Julho, à sessão de apresentação do projecto Biomares. A cerimónia teve lugar no Museu Oceanográfico, no Portinho da Arrábida. Antes da apresentação, o Secretário de Estado do Ambiente, acompanhado por membros da equipa do projecto Biomares, efectuou um mergulho para plantar alguns pés de Zostera marina.



http://www.ccmar.ualg.pt/biomares/projecto_biomares.html/


Sem comentários: