Polvos, Lulas e Chocos


Polvos, Lulas e Chocos
Carlos Sousa Reis, Rui Afonso Rosa
Editora:
Assírio & Alvim
Colecção:
Deméter
Tema:
Tecnologia e Ciência em geral
Ano:
2005

“Os cefalópodes são um grupo antigo e especializado do filo Mollusca. O termo Cephalopoda provém das palavras gregas 'kephale’ que significa cabeça e ‘pous’ – pés. Este nome foi dado por Schneider em 1784 e utilizado na literatura científica, pela primeira vez, por Cuvier em 1798. As referências aos cefalópodes remontam à Antiguidade Clássica e, no século XVI, ilustrações destes organismos eram comuns em cartas e mapas marítimos (e.g. Carta Marina de Olaus Magnus). Muitas destas ilustrações representavam lendas e mitos de “monstros” marinhos, destruidores de embarcações e devoradores de homens. A lula gigante (também referida como kraken) é, provavelmente, responsável por mais mitos, fábulas, fantasias e ficções que todos os outros “monstros” marinhos juntos (e.g. serpentes marinhas, baleias, manatins, tubarões, leões-marinhos).”

Fonte: Almedina

2 comentários:

Anónimo disse...

Só para dizer que, aqui, neste post, está uma prova do cariz cultural deste blogue.

Quanto às cabeças só quero dizer que anda para aí (não neste blogue) muita gente sem cabeça a mandar e a botar autoridade.
A esses, a gente chama-lhes "ACÉFALOS" e outros mimos que bem merecem.
Também vem do grego, sim, daqueles antepasados que agora se vêem gregos para sair da crise e também nós que, não sendo gregos, nos estão a fazer de gregos e esfolar-nos.

As melhores saudações
Henrique Vilar

Anónimo disse...

É de facto uma mais valia este blog, não só pelo facto de nãomostrar "fotografias de peixe na banca dos mercados" como a maioria dos ditos amantes da pesca lúdica e do mar se apelidam, os parabéns pela parte cultural e de civismo e dedicação pela partilha do que de melhor a sua cabeça e pensamento para com o ambiente marinho e para com aqueles que frequentam este espaço.

Esta de parabéns.

Cumprimentos e bom ano cheio de boas entradas eneste espaço que acompanho à muito.

JCBB

* Pela votação já vi que vamos ter oceanus atlanticus por mais tempo, assim o seja.