Aquecimento Global: Dados Climatéricos 2010


Ano de 2010 foi o mais quente e chuvoso da história, empatado com 2005, o ano passado registou as maiores temperaturas desde que a medição começou, em 1880

Esta preleminar analise foi elaborada pelos cientistas da NOAA e poderão ser acedidas em NOAA’s National Climatic Data Center

Algumas curiosidades que infelizmente são constatáveis no ano que terminou:


- Em 1880 iniciou-se uma nova era no levantamento dos registos da temperatura, onde foram alcançados os máximos em 2005 e 2010 segundo fonte do NOAA. Nos anos referenciados, as temperaturas das superfícies terrestre e oceânica combinadas chegaram a 0,62 graus Célsius, valor superior ao do século passado, tendo a aquática aumentado 0,49%.


- Ano mais chuvoso de todos os tempos - Foi o 34º ano consecutivo no qual as temperaturas do planeta se mantiveram acima da média do século XX.

Desastres naturais


- O Oceano Pacifico liderou com o menor nº de grandes furações (3) e tempestades (7), nos últimos 40 anos.


- O Oceano Atlântico em nº de furacões (12) e grandes tempestades (19), onde estão incluídas as tempestades tropicais e depressões.


- Com a alteração da mudança da corrente marinha quente El Niño, no Pacifico, esta vai influenciar as temperaturas do planeta e na pluviosidade, ambas no seu aumento.


- Quanto ao tamanho da calota polares do Ártico, 2010 atingiu o “bronze”, tendo 2008 alcançado a “prata” e 2007 o “ouro”.

Fonte: NOAA

Observações: Desastres Naturais irão piorar dentro de cinco anos

Fonte: Desastres Naturais

Fonte fotos: Net Google

Sem comentários: