A Eterna Sardinha

Sardinha (Fonte: fishbase.org)
A sardinha é uma isca tradicional que nunca perdeu a sua utilidade, seja sobre a forma de engodo, filete, lombos ou tripa funciona como nenhum outro isco, pessoalmente ainda não encontrei uma espécie que não seja atraída pelo odor produzido pela sardinha, como isco funciona normalmente, apesar de existirem alturas que se torna um isco de eleição.

Hoje em dia, praticamente dispomos de um variadíssimo leque de iscos e engodos, sejam eles naturais ou artificiais, iscas ou engodos que até recentemente era quase desconhecido para a maioria dos pescadores, a sardinha, na minha humilde opinião ocupa sem margem para duvidas a primeira posição no chamado "ranking" de iscas marinhas. As mais valias são fácil acesso e disponibilidade (congelada); enorme poder do seu aroma penetrante; varias opções de iscagem (filete, inteira, meias partes, tripa, lombo e engodo); possibilidade de ser congelada varias vezes; não tem prazo de validade (engodo), etc.
Isco de eleição

E a sardinha já foi uma espécie modesta, actualmente é vista como uma espécie de eleição gastronómica e a sua sustentabilidade está posta em risco, o seu actual preço triplicou, a sua distribuição e disposição também é em certa medida de fácil acesso, principalmente congelada. 

Se posso nomear pontos negativos, apenas encontro a pouca consistência para iscagem caso as mesmas não sejam frescas e de qualidade, mas nada que um simples fio de silicone ou meia de vidro não resolva. Para captura de pequenos exemplares existe sempre a hipótese de utilização do fio para fixação da tripa ou pequeno pedaço de lombo ao anzol.

Sardinha e variáveis

Para a pesca nocturna é um isco indispensável para captura de grandes predadores e necrofágos.

Como consideração final, pessoalmente tenho sempre cinco a seis kg de sardinha e um kg de camarão congelado, por exemplo caso pretenda efectuar uma jornada de pesca, basta-me retirar  as sardinhas e camarões um dia antes do gelo e fico com iscas e engodo para uma jornada de pesca no dia seguinte. Isto salvaguarda às vezes a falta de sardinha congelada nas lojas de pesca, peixarias ou hipermercados.


Sem comentários: