À procura de sargos, A ou B?


Após uma breve leitura das condições de mar num local pouco frequentado, resolvo descer e tentar saber se o local estava frequentado, já faz algum tempo que não frequento este local, e normalmente faço-o em pleno verão quando os sargos encostam mais ás pedras submersas e rebolos (pedras roladas) junto às falésias. Tinha apenas dois locais (A e B) onde poderia pescar dado a existência de algum vento e a pouca profundidade do local, um substrato rochoso com cerca de 100 metros.

Ao chegar ao primeiro local (A), fico com a duvida de que plano seguir aquele ou o outro (B)? Com dois três minutos de observação, depressa concluí que teria de ir para o B, pois a pequena aguagem (difícil de destingir com a acção do vento) corria para o A. Logo se começasse no A estaria a chamar o peixe do B e depois não conseguiria aproveitar aqueles que estariam do lado esquerdo acompanhando a engodagem. 


Os iscos utilizados para variar seria a sardinha e o camarão, e comecei por engodar com algumas sardinhas manualmente, efectuo a montagem directa da Samurai de 6 metros para a chumbadinha de 6 gramas + chumbo fendido de 1 grama, para diminuir a acção do vento no fio a correr na chumbadinha e assim que coloco um camarão na agua ferro o primeiro exemplar, um bom sargo, só podia estar com a boca aberta...

Segunda isca, o mesmo procedimento, outro sargo quase em seco, efectuo uma pequena paragem e volto a engodar, e foi-se repetindo o processo, até que deixaram de se sentir, opto por manter a engodagem manual e trocar de isco, um filete de sardinha, não fosse ter entrado uma armadura prateada (robalo) no pesqueiro, mas sem sucesso, alguns minutos depois resolvo optar por o outro pesqueiro.

Não foi necessário engodagem inicial pois o pesqueiro ja estava engodado pela ação da engodagem no anterior, mas ainda assim de x em x tempo lá iam caindo umas sardinhas na agua. O peixe apesar de pouco estava a ferrar bem, com as primeiras horas de vazante o pouco peixe existente no pesqueiro desapareceu, ou seja transitou para um local mais fundo, atrás do engodo ou pela acção da baixa mar. Como já tinha uns exemplares e o vento já incomodava bastante resolvi dar por terminada a jornada.

Iscos: Camarão e sardinha congelada
Técnica: Chumbadinha
Mono-filamento: ST Potenza Flourcarbono 0.25
Carreto: Sun Reef 5008 - Sert
Cana: Samurai 6000 - Vega

Sem comentários: