Resgate de mariscador na pedra da Atalaia


O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Lagos, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou hoje, desde as 09h30, uma operação de salvamento de um mariscador de perceves na pedra da Atalaia, em Aljezur.

O alerta foi recebido no piquete da Polícia Marítima pelas 09h28m através do Centro de Operações de Socorro de Faro, dando conta de uma situação de presumível queda ao mar de um individuo de nacionalidade portuguesa que, após ter sofrido um golpe de mar, se encontrava nas proximidades da pedra da Atalaia, a norte da praia da Arrifana.

De imediato, foram deslocados para o local do sinistro a embarcação SR-33 da Estação Salva-vidas (ESV) do ISN de Sagres e dois agentes da Polícia Marítima por terra, tendo sido paralelamente ativado o helicóptero da Força Aérea Portuguesa, com equipa médica a bordo.

Pelas 10h20 a embarcação salva-vidas chegou ao local, verificando-se que o indivíduo se encontrava numa pedra ilhada, acompanhado de dois mariscadores mas, em virtude da forte ondulação na zona, não foi possível realizar o seu transbordo para embarcação em condições de segurança.


O meio aéreo EH-101 da Força Aérea Portuguesa recolheu o sinistrado do local às 11h15, sendo posteriormente encaminhado para o Hospital de Faro sem, contudo, apresentar perigo de vida.

Nesta operação foram empenhados dois agentes e uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, uma embarcação da ESV de Sagres, um helicóptero da Força Aérea Portuguesa com equipa médica e os Bombeiros voluntários de Aljezur.

Fonte: http://www.amn.pt/

Sem comentários: