Cascais alerta "Na Páscoa quem paga é o Mexilhão!"


Para prevenir excessos, a Câmara Municipal de Cascais realiza, dia 25 mar (sexta-feira santa), entre as 07h30 e as 12h00, nos locais habituais da apanha de bivalves, a campanha de sensibilização e fiscalização “Na Páscoa quem paga é o Mexilhão!”

Várias equipas da Cascais Ambiente, Polícia Marítima e Polícia Municipal vão estar nos principais locais de apanha para informar e fiscalizar o cumprimento das normas legais. São eles: Zona de Interesse Biofísico das Avencas, Praia da Poça/Tamariz, Mexilhoeiro, Cabo Raso e Abano.

Cumprindo a tradição, muitos mariscadores profissionais e lúdicos vão aproveitar a maré baixa, que ocorre Sexta-feira Santa às 09h43.

Prevista na lei, a apanha lúdica de mexilhão permite que cada pessoa recolha até um máximo de 3 kg, sendo apenas autorizada a apanha de espécimes com um tamanho mínimo de 5 cm de comprimento. O limite de captura para o perceve é de 2 Kg no total, com 20 mm de tamanho. 


Porém, sempre que se verifica a apanha descontrolada de moluscos como mexilhão, lapas e perceves - o impacto ambiental é muito elevado, sendo precisos vários anos para o repovoamento das zonas afetadas, desequilibrando a cadeia alimentar de alguns organismos marinhos.

Contrariar esta situação é o objetivo desta campanha que visa alertar a população para os efeitos negativos da apanha desenfreada destas espécies no equilíbrio dos ecossistemas marinhos.

Já no sexto ano consecutivo, o resultado prático de cinco anos de sensibilização/fiscalização traduz-se num aumento do tamanho médio dos espécimes. Ou seja, os indivíduos adultos e com maior capacidade de reprodução sobreviveram para deixar descendência.

E também na mudança de atitude do público para aceitação e cumprimento da legislação em vigor e pela problemática de salubridade dos bivalves para consumo humano.

Durante as marés baixas de Março (marés muitos baixas devido ao Equinócio da Primavera) existe ainda um reforço de fiscalização por parte da Policia Marítima para evitar a captura desmedida de mexilhões e percebes durante este período critico.

Dicas para ir à apanha do mexilhão e perceves:

1. Respeitar os limites estabelecidos: 3 k por pessoa/dia. Escolher apenas os mexilhões com 5 cm ou mais de comprimento de concha.
2. Apanhar apenas com as mãos, selecionando sempre os mexilhões maiores.
3. Não usar ferramentas para evitar apanhar mexilhões menores do que o tamanho permitido.
4. Se precisar usar utensílios, recorrer preferencialmente às facas de mariscar.
5. Se, acidentalmente, apanhar mexilhões com menos de 5 cm voltar a colocá-los na água ou nas rochas.
6. Informar-se sobre a salubridade dos bivalves do local onde vai apanhar. Consultar o site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (www.ipma.pt) ou contactar a Capitania de Cascais (214 830 136).

Saiba mais sobre a campanha: http://www.cascais.pt/projeto/recmar

Legislação que regula a apanha lúdica do mexilhão: Portaria 14/2014 de 23 de Janeiro

Legislação que regula a apanha profissional de mexilhão: Portaria nº 144/2006.

Fonte: cm-cascais.pt

Sem comentários: