Sargos após restrição


Como introdução, chamar a isto um defeso é no mínimo lamentável e prova uma ignorância extrema, na pesca, o período de defeso é um período em que as actividades de caça submarina, apanha, pesca lúdica e profissional ficaria interdita, sendo que este período corresponderia cientificamente às fases de reprodução de uma determinada espécie(s). Visando a preservação das espécies e o desenvolvimento sustentável dos recursos naturais. Encapotam uma restrição e apelidam-no de defeso, no PNSACV existem zonas de protecção parcial tipo 1, zonas essas que correspondem com "zonas de protecção" pode fazer-se tudo e mais alguma coisa porque infelizmente não existe fiscalização. 

De regresso à liberdade de pegar na cana e um balde de iscos e ir para o mar pescar onde a lei o permite sem qualquer tipo de limitações, excepto o tamanho e peso de exemplares retidos, lá resolvi tirar um dia de férias para ir "matar" saudades, porque entendi que o devia fazer. E confesso que nem me dei ao trabalho de saber o estado do mar ou como estavam as marés, coisa que normalmente faço.
E lá fui! Chegando ao mar observo que o mesmo se encontrava bastante falso e que seriam poucos os locais que me davam condições para capturar uns peixes, dai ter optado por um pesqueiro em falésia, onde teria de pescar à bóia.

Efectuo a engodagem e preparo o material, mesmo naquele local fundo o mar tinha força e o engodo corria a uma velocidade acima do normal o que se previa que seria difícil ficar por ali muito tempo. E foi assim, ao fim de algum tempo a engodar e pescar apenas no período de paragem dos "set`s" e após ter efectuado a captura de dois sargos resolvo abandonar o local.


Opto por outro local já no baixa mar e a "ferros" lá iam saindo uns exemplares decentes, que proporcionaram um estimulo para mais umas doses de adrenalina a correr à frente das vagas.

E como nem tudo é um mar de sargos, já no carro dei por a falta do telemóvel, pensei te-lo deixado em casa, mas mais tarde vim a constatar que tinha ficado em cima do carro, que por sua vez ai permaneceu por uns 500 metros de viagem até cair no chão e algum te-lo visto e colocado em cima de uns arbustos. Passado uma hora de muita chatice lá o recuperei, agradeci múltiplas vezes à alma caridosa e foi pena ter deixado os sargos em caso, pois se os tivesse no local teria oferecido alguns ao sr., não me esqueci da sua cara... Ainda existe gente boa!

Iscos: Camarão e sardinha congelada
Técnica: Bóia e chumbadinha
Mono-filamento: ST Potenza Flourcarbono 0.25
Carreto: Sun Reef 5008 - Sert
Cana: Samurai 6000 - Vega

1 comentário:

Francisco Belo disse...

Boas Fernando!!
Ainda existe gente boa e séria. Concerteza que essa pessoa teria ficado super contente com uns sargos para ele.
Como tu dizes não te esqueces-te da cara dele e concerteza, algum dia terá o seu prémio merecido...
Grande e forte abraço