Secretario de Estado do Ambiente em Aljezur

O Secretario de Estado e o autarca
No âmbito da sua deslocação ao Algarve, o Sr. Secretario de Estado do Ambiente, reuniu-se hoje com o executivo da Câmara Municipal de Aljezur. Na ocasião o presidente da câmara teve a oportunidade de reafirmar a frontal oposição a todo o processo de prospecção e eventual exploração de hidrocarbonetos no concelho de Aljezur em particular, bem como em todo o Algarve, dando conta do trabalho desenvolvido pela autarquia nesse sentido, bem como do trabalho que a AMAL vem também desenvolvendo para travar a prospecção e exploração de petróleo e gás natural no Algarve, mais recentemente com o recurso à esfera judicial.
Reafirmou igualmente a incompatibilidade manifesta entre esta actividade e a estratégia de desenvolvimento sustentável que o Município prossegue, bem como o facto de considerarmos que este processo está “inquinado” desde a sua génese. Pelos motivos sobejamente conhecidos solicitou igualmente que o Governo introduza de imediato os factores de correcção que se impõem de acordo com a vontade e decisão local dos Aljezurenses e de todos os Algarvios, que passa pela urgência na reversão e anulação dos contratos em causa.

Houve também oportunidade para manifestar a mais séria apreensão e preocupação a uma eventual proliferação da prática agrícola intensiva no perímetro de Rega do Mira, nas freguesias de Rogil e Odeceixe, realidade que não concebemos e que impera, monitorizar, corrigir e descontinuar em prol de práticas agrícolas sustentáveis, biológicas, tradicionais e modernizadas, amigas do ambiente.

Por último foi ainda solicitado ao senhor Secretário de Estado empenho e vontade governamental no sentido de ser levantada a interdição à Pesca Lúdica na PPI de Rogil. Saliente-se que o anterior Governo, sem prejuízo do “avanço” que promoveu em 2014 na portaria que rege esta prática, ignorou, desprezando à altura a opinião e sensibilidade de todos os autarcas da área de influência deste Parque Natural, nunca se predispondo para os ouvir, facto que lamentámos e condenámos, em vão.

Estamos certos que em todos os temas tratados, sua Excelência foi bem informado e documentado, pelo que aguardamos com expectativa a resolução e mitigação dos vários problemas suscitados nestes domínios, louvando o facto de ter vindo até nós saber dos nossos anseios e preocupações.

Fonte: cm-Aljezur

Sem comentários: