Cluster do mar - O mar como um novo desígnio nacional


Este início de 2014 é um momento importante para os portugueses. Divididos entre a angústia de sentir na pele a dureza de uma crise que teima em não acabar e a esperança da luz ao fundo do túnel anunciada emplacard inaugurado com pompa e circunstância, numa cena digna dos Monty Python, os portugueses querem soluções concretas, precisam de um rumo para as suas vidas que vá para além da “conversa do costume”.

A economia do Mar é seguramente uma das áreas em que é urgente e há condições para se dar o pequeno passo que separa o mundo dos eternos seminários e artigos sobre as potencialidades do Mar e uma realidade em que a vida pode acontecer com crescimento económico e criação de emprego.
Com a Estratégia Nacional para o Mar 2006-2016 e a sua recente atualização para o período 2013-2020 definiu-se um rumo; com a aprovação para breve da Lei de Bases do Ordenamento e Gestão do Espaço Marítimo Nacional e legislação complementar criam-se as condições para o Estado ordenar, preservar e valorizar o nosso Mar, criando simultaneamente condições para desenvolver o conhecimento e a atividade económica e criar os tão necessários empregos.


Sem comentários: