Atenção ao Artigo 7.º Limites de captura diária no PNSACV


Isto porque a falta de informação ou captura acima dos 2 kg dá direito a coima, falo especialmente dos ouriços pois estamos na altura onde este organismo é bastante procurado. E ainda hoje foram fiscalizados e passados os respetivos autos a alguns pescadores lúdicos.

Na minha humilde opinião, 2 kg de ouriços não é rigorosamente nada pois o seu interior apenas é aproveitada a ova, o resto é casca e água. Salientando o facto da base da dieta deste organismo ser constituida por flora submarina, a a mesma ter regredido em algumas especies nesta area, mais o facto desta espécie apenas ser procurada nesta altura e não existir qualquer dado cientifico do seu risco de pressão ou extinsão, não se compreende tal restrição.

Conforme disposto na Portaria n.º 115-A/2011 de 24 de Março, no seu Artigo 7.º - Limites de captura diária
1 — Para as espécies de peixes e cefalópodes, o peso máximo total permitido por dia é de 7,5 kg, não sendo contabilizado para o efeito o peso do exemplar maior, e não podendo a captura do polvo exceder dois exemplares.
2 — O peso máximo total de capturas diárias de crustáceos e outros organismos distintos dos referidos no número anterior é de 2 kg, não sendo contabilizado para o efeito o peso do exemplar maior.
3 — Excepciona -se do disposto no número anterior o limite de captura diária dos mexilhões, cujo peso máximo é de 3 kg, e dos perceves, cujo peso máximo é de 1 kg.
4 — Na pesca submarina, a captura de bodião, Labrus bergylta, está limitada a dois exemplares, por dia e por praticante.

2 comentários:

Gaivotas em Terra disse...

Dois kg é pouco estou de acordo mas segundo consta por ai 28 sacas que tinham quando foram fiscalizados é um abuso,desculpa lá.

Fernando Encarnação disse...

Saudoso Gaivotas em Terra, sem duvida alguma, dois kg é pouco, talvez uns 10 kg, já dá para fazer um petisco qb, mas se assim é como diz meu caro, 28 sacas deve dar para ai uns 400 kg de "ouriçios", isso já dá para fazer uma festa grande, mas para apanharem 28 sacas tinha de ser uma equipa inteira, será que o SCP se dedicou ao ouriçio???

Cumprimentos.