7 Maravilhas - Praias de Portugal


Já é conhecido a listagem das praias pré-finalistas na eleição das 7 Maravilhas-Praias de Portugal. As 70 pré-finalistas foram reveladas e podem ser consultadas aqui

Dentro do PNSACV, são pré finalistas; Uma praia do concelho de Sines (Ilha do Pessegueiro); Três praias do concelho de Odemira  (Almograve, Furnas e Zambujeira do Mar); Cinco praias do concelho de Aljezur (Arrifana, Odeceixe, Amoreira, Bordeira, Amado) e uma Praia no concelho de Vila do Bispo (Cordoama)

Um painel de 21 personalidades vai, na próxima fase, seleccionar as 21 finalistas que irão a votação pública.

1. PRAIAS DE RIOS - Entende-se todas as praias associadas a cursos de água. Trata-se de praias interiores, de águas correntes, ou praias estuarinas, por oposição às praias costeiras (oceânicas). Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

Praia das Furnas - Odemira - Beja  

3. PRAIAS URBANAS - Entende-se todas as praias, sejam elas praias costeiras (oceânicas) ou interiores (praias de rio, praias de albufeira, lagos ou lagoas) que correspondem a uma frente e envolvente urbanas. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.
  
Praia da Zambujeira do Mar - Odemira - Beja

4. PRAIAS DE ARRIBAS - Entende-se todas as praias oceânicas limitadas por vertentes costeiras abruptas ou com declive elevado, talhadas em materiais rochosos por ação dos processos de erosão ou de origem vulcânica. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

Praia da Arrifana - Aljezur - Faro
Praia de Almograve - Odemira - Beja
Praia de Odeceixe - Aljezur - Faro

5. PRAIAS DE DUNAS - Entendem-se todas as praias costeiras limitadas por sistemas dunares costeiros, que são formas de acumulação, geradas pelo vento, de areias marinhas. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

Ilha do Pessegueiro - Sines - Setúbal
Praia da Amoreira - Aljezur - Faro
Praia da Bordeira - Aljezur - Faro 

7. PRAIAS DE USO DESPORTIVO - Entende-se todas as praias que pelas suas condições naturais, constituem local de eleição para usos desportivos, tais como surf, windsurf, kite-surf, mergulho e outros, e são predominantemente usadas para este fim. O uso balnear nestas praias pode coexistir, mas a prática desportiva prevalece. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

Praia da Arrifana - Aljezur - Faro
Praia da Cordoama - Vila do Bispo - Faro
Praia do Amado - Aljezur - Faro

Sem comentários: