Lancha voadora deixada no areal


Aljezur: Embarcação descoberta na praia de Vale Figueiras

Uma lancha voadora foi ontem de manhã encontrada abandonada no areal da praia de Vale Figueiras (Aljezur), na Costa Vicentina, pelas 09h00. A embarcação é igual às normalmente usadas para transportar haxixe de Marrocos até à costa sul portuguesa, mas, em vez de droga, tinha bidões de combustível.

Foi uma patrulha da Unidade de Controlo Costeiro da GNR, do subdestacamento de Aljezur, que, em acção de rotina, se deparou com o barco no areal, mas os tripulantes já se tinham colocado em fuga. A praia é isolada e o acesso é feito por uma estrada em terra batida.
A lancha tem 13 metros de comprimento e está equipada com três motores de 250 cavalos cada. Segundo fonte policial, com mar calmo, pode atingir 75 nós de velocidade (quase 140 quilómetros/ hora) e fazer a viagem entre o Norte de África e a costa do Algarve em cinco ou seis horas.



No interior foram encontrados 68 bidões com 25 litros de gasolina cada (um total de 1700 litros), óleo para motor, garrafas de água, roupa, um gorro e um capacete.
Existe a hipótese de a lancha ter sido utilizada num desembarque de droga. O combustível seria para o regresso a Marrocos, mas poderá ter sofrido uma avaria e foi abandonada. Outra possibilidade é a de a lancha ser usada para reabastecimento de combustível em mar alto de outros barcos usados no tráfico.
O capitão Barroso e Silva, comandante do Destacamento de Sines, disse ao Correio da Manhã que a retirada da lancha da praia será feita por mar, na preia-mar. A operação decorreu durante a madrugada. A Polícia Judiciária está a investigar o caso.
Fonte: CM

10 comentários:

Pedro Nunes disse...

Boas Fernando!
Conheço bem essa zona, so espero nunca me deparar com uma coisa dessas numa noite de pesca...
Abraço

Hugo Baião disse...

Boas,

Essas já são outras pescas que infelizmente continua a acontecer na nossa costa Algarvia.

Abraço
http://diasdefaina.blogspot.com/

Anónimo disse...

Se calhar é por estas e por outras que não querem e proibem a pesca nocturna.
Claro, esses noctívagos, sempre poderiam perturbar a paz daquelas almas...

PêJotaFixe disse...

Bro,
Se proibissem a pesca, de uma vez por todas, no PNSACV talvez "tropessassem" mais vezes nas lanchas e, deste modo, sempre podiam equipar a Marinha Portuguesa sem gastar o dinheiro dos contribuintes. AHAHAHAHAH Valeram os bidons de gasolina para a PM e a Marinha poderem fiscalizar a costa ; )) Consta que estavam com falta de pitroil... eheheheheh

Abração

Anónimo disse...

Bem, nao me surpreende. Para a policia maritima nao serve, pois ja tinham duas dessas em sines, e uma apodreceu ao sol. E para a GNR tambem nao serve, pois as lanchas que possuem tambem nao saiem pro mar mais vezes porque bebem muito... nao há verba. E isso de quererem a costa á noite só "para eles", tambem tem que se lhe diga, eu próprio numa noite de pesca em que o mar era chão, eram umas 22.30h, chegou-se um individuo ao pé de mim a perguntar se não tava já na hora de me ir embora... Tirem as vossas conclusões. Abraço,

Anónimo disse...

esses chouriços só apanham alguma coisa quando os traficantes abandonam a carga ou algo corre mal nem imagino o que tem passado no parque o icb é amigo da droga e o ministro do ambiente tambem viva ao trafico
os guardas so apanham peixe sem medida e percebos e pescadores sem licenças pois tem medo de levar tiros na cabeça
um rapaz vai para o mar a noite e tem de levar coletes e parece uma arvore de natal
tenham vergonha

Anónimo disse...

olha para eles nas fotos ate parece que sao bons a apanhar narcos...

Anónimo disse...

por vezes mais vale dar o nib do que dar o corpo ao manifesto....esta situação foi um descuido.. só pode ter sido...eles até nem queriam encontrar isto...

Anónimo disse...

Esses enganaram-se na praia, deviam querer ir para a Ingrina onde o filho do Cintra tem uma casa, aí a uns 50 metros do areal onde tem um posto de combustivel ilegal, claro.
E está a malta sujeita a apanhar com uma coisa destas pela frente quando tudo que queremos é sentir o azol a picar.

Anónimo disse...

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/muro-de-cintra-excede-as-regras


este murro será para esconder o que vao lá dentro ?