A Newsletter 6 do Programa Operacional Espaço Atlântico já se encontra disponível na plataforma colaborativa de comunicação (www.coop-atlantico.com).
Neste número poderá encontrar informação sobre as actividades em curso do Programa, nomeadamente o encerramento da terceira convocatória de projectos e a participação na conferência conjunta dos Programas de Cooperação Transnacionais, a realizar em Setembro em Katowice (Polónia). Encontrará ainda as últimas acções no âmbito dos projectos aprovados nas convocatórias anteriores, assim como notícias sobre os Correspondentes Nacionais.
Cooperação Territorial Europeia
A Política Regional da União Europeia pretende reduzir as diferenças estruturais que existem entre as várias regiões da União Europeia, para um desenvolvimento equilibrado do território e para a promoção da igualdade de oportunidades entre os indivíduos.
A Política Regional da União Europeia pretende reduzir as diferenças estruturais que existem entre as várias regiões da União Europeia, para um desenvolvimento equilibrado do território e para a promoção da igualdade de oportunidades entre os indivíduos. Fundada nos conceitos de solidariedade e de coesão económica e social, concretiza-se através de diversas intervenções financeiras, designadamente as dos Fundos Estruturais e do Fundo de Coesão. Relativamente ao período de 2007-2013, a política regional da União Europeia ocupa a segunda linha orçamental da União Europeia, com uma dotação de 348 mil milhões de euros.
Os três grandes objectivos da política são:
Convergência | Competitividade regional e emprego |
Sob o objectivo da Cooperação territorial europeia, a política de coesão incentiva as regiões e as cidades dos diferentes Estados-Membros da UE a trabalhar em conjunto através de programas, projectos e redes. Este objectivo, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), apoia a cooperação transfronteiriça, inter-programas, e transnacional (nomeadamente no Espaço Atlântico), esta última foca-se nas seguintes acções:
- Inovação: principalmente redes de universidades, centros de investigação e PME;
- Ambiente: nomeadamente recursos hídricos, rios, lagos, mares;
- Acessibilidade: incluindo telecomunicações e nomeadamente conclusões de redes;
- Desenvolvimento urbano sustentável: em particular o desenvolvimento policêntrico.
Sem comentários:
Enviar um comentário