Programa Operacional Espaço Atlântico

A Newsletter 6 do Programa Operacional Espaço Atlântico já se encontra disponível na plataforma colaborativa de comunicação (www.coop-atlantico.com).

Neste número poderá encontrar informação sobre as actividades em curso do Programa, nomeadamente o encerramento da terceira convocatória de projectos e a participação na conferência conjunta dos Programas de Cooperação Transnacionais,  a realizar em Setembro em Katowice (Polónia). Encontrará ainda as últimas acções no âmbito dos projectos aprovados nas convocatórias anteriores, assim como notícias sobre os Correspondentes Nacionais.

Por favor clique aqui para download.

Cooperação Territorial Europeia 



A Política Regional da União Europeia pretende reduzir as diferenças estruturais que existem entre as várias regiões da União Europeia, para um desenvolvimento equilibrado do território e para a promoção da igualdade de oportunidades entre os indivíduos.

A Política Regional da União Europeia pretende reduzir as diferenças estruturais que existem entre as várias regiões da União Europeia, para um desenvolvimento equilibrado do território e para a promoção da igualdade de oportunidades entre os indivíduos. Fundada nos conceitos de solidariedade e de coesão económica e social, concretiza-se através de diversas intervenções financeiras, designadamente as dos Fundos Estruturais e do Fundo de Coesão. Relativamente ao período de 2007-2013, a política regional da União Europeia ocupa a segunda linha orçamental da União Europeia, com uma dotação de 348 mil milhões de euros.

Os três grandes objectivos da política são:

Convergência
Competitividade regional e emprego



Sob o objectivo da Cooperação territorial europeia, a política de coesão incentiva as regiões e as cidades dos diferentes Estados-Membros da UE a trabalhar em conjunto através de programas, projectos e redes. Este objectivo, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), apoia a cooperação transfronteiriça, inter-programas, e transnacional (nomeadamente no Espaço Atlântico), esta última foca-se nas seguintes acções:

  • Inovação: principalmente redes de universidades, centros de investigação e PME;
  • Ambiente: nomeadamente recursos hídricos, rios, lagos, mares;
  • Acessibilidade: incluindo telecomunicações e nomeadamente conclusões de redes;
  • Desenvolvimento urbano sustentável: em particular o desenvolvimento policêntrico.

Sem comentários: