Pescadores exigem "livre acesso à costa"


Largas centenas de pessoas protestaram, sábado, contra as restrições de acesso ao mar lutando contra as leis "que multiplicam por toda a parte as zonas interditas à pesca", explicou David Rosa, representante das comissões de pescadores e população da costa portuguesa

Escritas em bandeiras e cartazes, os manifestantes, na maioria pescadores lúdicos e profissionais, gritaram palavras de ordem que ecoaram pelas ruas de Vila Nova de Milfontes, exigindo o "livre acesso à costa".


Leonel Mateus, 68 anos, protestava para "tentar reduzir as exigências que são impostas aos pescadores na pesca do sargo ou na apanha do marisco".

Na manifestação foi aprovado um manifesto a exigir a revogação das portarias que limitam a pesca, criaram períodos de defeso e áreas interditas.

Os pescadores decidiram ainda não votar em próximas eleições, caso o Governo, eleito após 5 de junho, não altere esta decisão.

A obrigatoriedade de respeitar o defeso do sargo, entre 15 de janeiro e 15 de março, que se aplica apenas aos pescadores lúdicos, e a proibição de pescar à quarta-feira foram algumas das medidas que levaram os pescadores a sair à rua em protesto.


Fonte: Mirobriga

Sem comentários: