Destroem placas do Sudoeste


Dezenas de placas do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV) foram vandalizadas durante a última semana. Toda a sinalização, que se estende ao longo de 56 quilómetros, entre Sines e Odemira, aparece agora pintada de negro com o desenho de uma cruz em branco, estando em algumas inscrita a palavra "Fora". 

Desconhecem-se, para já, os autores destes actos de vandalismo, que surgem numa altura de forte contestação às regras que são impostas no acesso à costa, à pesca e no âmbito do plano de ordenamento do território da área protegida do Sudoeste.

Fonte do Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), entidade que gere os parques naturais do País, disse ao Correio da Manhã que "não comenta" actos de vandalismo, mas adiantou que o prejuízo é já "bastante elevado". "São estruturas caras, e nem sempre é possível repô-las no imediato, apesar da manutenção regular das placas, que envolve alguma logística", sublinhou Sandra Moutinho, do gabinete de relações públicas do ICNB.

O Correio da Manhã contactou as comissões de pescadores e população da costa portuguesa, que não quiseram prestar declarações sobre este caso, que entretanto foi também comunicado às autoridades policiais.

Fonte: CM

20 comentários:

Fernando Encarnação disse...

Este tipo de actos são na minha humilde opinião completamente condenáveis, isto é pura falta de civismo...

Se não concordamos com algo destruiremos esse algo?

Pedro Nunes disse...

Boas Fernando!
Vandalismo ou ñ essas placas têm muito k se diga, são associadas a mudanças, á mudança que querem fazer na Costa Vicentina, desde que surgiu a ideia de Parque Natural que as pessoas são perseguidas e vêem os seus hábitos mudarem repentinamente, a sua qualidade de vida baixa e o "extra" que completava a mesa diminui, o turismo aumenta e os locais antes desertos agora têm sempre alguém, as pessoas estão revoltadas e a destruição dessas placas é uma maneira de mostrar a sua revolta e "vingança" a quem quer mudar o que sempre esteve bem...eu próprio não gosto de ver essas placas e entendo as como poluição visual como todos aqueles moinhos de vento que estão na zona da Vila do Bispo.
Cada um luta com as armas que tem...
Abraço

PêJotaFixe disse...

Amigo Fernando,
Uns entendem como um acto de vandalismo eu posso entender como arte (Banksy/Stencil). Depende da cultura e do ponto de vista de cada um.
Pode ser que as novas placas contenham avisos com as delimitações e as restrições impostas pelo ICNB no PNSACV. Não havia placas nem orçamento que chegasse. eheheheh

Abraço e saudações piscatórias

Anónimo disse...

"...o turismo aumenta e os locais antes desertos agora têm sempre alguém..."

Não entendo....Julgava que o Parque queria transformar-nos numa reserva de índios e que era um obstáculo ao desenvolvimento. Mas estava enganado: afinal o Parque promove o afluxo de turistas ! Mas o turismo não representa uma oportunidade para o desenvolvimento sócio-económico de um território ? Não pode ser um importante instrumento de geração de riqueza, em termos de criação de empresas e emprego ? Então qual é o mal do turismo aumentar, desde que o meio-ambiente e a cultura local sejam respeitados ?


Cumprimentos,
António Pereira

Matos disse...

Boas Fernando,

são sinais de revolta...

As pessoas estão descontentes por não serem ouvidas...

As pessoas estão cansadas pelo desrespeito dos seus direitos...

Vocês aí em baixo são constantemente espezinhados...

Tudo tem limites...

São só umas placas Fernando......

Não me leves a mal amigo, mas esta é a minha opinião.

Grd abr, Matos

Pedro disse...

É pra partir e mai nada!!!
Aquilo devia era ser feito de chumbo pra eu poder fazer as minha chumabadas...

Anónimo disse...

Acho que ainda é pouco tendo em conta tudo o que nos fazem a nós.

Anónimo disse...

era pouco apagar tudo o que diz parque natural e icn aqui destas terras, vão colocar placas perto das vossas casas anormais

João Carlos Claro disse...

Caro Fernando

Não posso deixar de partilhar da sua opinião sobre este lamentável caso de vandalismo e de me surpreender com os diversos comentários (excepto o de António Pereira).

É o dinheiro de todos nós que é desperdiçado desta forma vergonhosa e confere uma muito má imagem para quem visita o Parque Natural. Já tinha programado umas miniférias na região, mas será que vale a pena arriscar a financiar o(s) autor(es) e quem apoia este acto?

Lamento muitas vezes a más decisões políticas ou a forma como são tratadas juntos dos cidadãos, mas cada vez tenho mais vergonha de ser português pelas atitudes e palavras de muitos dos meus compatriotas.
Continuaremos sempre a ser um país pobre, marcado pelo desprezo da coisa pública e pela dificuldade em manifestar o desacordo de uma forma cívica.

Matos disse...

Boas João C. C. ,

"mas cada vez tenho mais vergonha de ser português pelas atitudes e palavras de muitos dos meus compatriotas."

João... deixe-me recordar-lhe a forma de protesto dos nossos vizinhos Espanhóis, Franceses, Alemães, ingleses e por adiante....

Vandalismo nos carros que se encontrem por perto...

Vandalismo nas lojas, casas e espaços públicos...

Queimar carros pneus destruir tudo o que poderem....

Violência extrema...

Tudo isto comprovado pelos telejornais.. mas só para quem os vê...

podia continuar mas estes exemplos chegam para definir o comportamento dos não Portugueses da UE e você tem vergonha de ser Português...... Por uma placas pintadas ???

Olhe para sua informação os Espanhóis, Franceses e Ingleses são conhecidos pela sua garra e orgulho pelo seu país...

Realmente nós Portugueses não temos união nenhuma entre "nós"...

Amigo Fernando fica a teu critério publicar ou não este post ;)

Anónimo disse...

Mas que pena que tenho do SrºJoão C.C,já não vem passar as nini ferias na RESERVA DOS INDIOS e POR RENEGAR AS SUAS ORIGENS,o que vão comer agora os Alentejanos e os Algarvios sem o financiamento do Srº?
Fique ai por onde anda assim é menos um a estrumar.slatern

Anónimo disse...

aprovem o plano do parke a revelia aprovem é o que ganharam

ruuaa agora vamso dialogar...

eh eh eh

viva ao ambiente laranjado

Anónimo disse...

mar privado nunca mais...

a manif resultou...

vamos apanhar a trika

percebes
caranguejo
mexilhoes

Pedro Nunes disse...

So para dar os parabéns e dizer k estou de acordo com o ultimo comentario do Matos e dos anónimos...
Embora infelizmente ñ seja residente efectivo da Costa Vicentina ja la passei varios invernos, ja frequento a zona ha 20 anos e tenho saudades de como era antes das leis do maldito Parque, sempre respeitei a natureza assim como os seus locais...
Saude

Anónimo disse...

com a crise que por aí anda não me admirava nada que a empresa fornecedora das placas tivesse mandado uns jagunços partir aquilo tudo..para vender mais a seguir..
mas isso parece impossivel...
concordo plenamente com esta atitude...agora venham os fosforos!!!
E.R.A.

Anónimo disse...

VANDALISMO = ARMA DE DESTRUIÇÃO MASSIÇA

Anónimo disse...

"tenho saudades de como era antes das leis do maldito Parque"

Que leis serão essas que tanto afligem o Pedro Nunes ?

Anónimo disse...

EXPULSEM O PARKE FAIXA DE GAZA DAI
ICN E AMBIENTES RUA RUA RUA
NAO NOS DEISCAM PESCAR NEM APANHAR CARANGEIJO E PURCEBOS
QUEREMOS PESCAR E COLHER A VONTADE
ESTAMOS A FICAR COM FOME
PASSAMOS FOME
E NAO PODEMOS PESCAR E CAVAR MERISCO PORQUE SENHORES?
ALGUME ME DIS PORQUE SENHORES?~
QUERO IR A ROGIL CAVAR PURCEBOS E NÃO CONSIGO PROIBIRAM OS VALES DO HOMEM PORQUE SENHORES PORQUE FIZERAM UMA COISA ASSIM DESSAS?
AJUDEM OS POBRES POR FAVOR ESTAMOS GANINDO COM FOME EU JA COMEÇEI A GANIR...

Pedro Nunes disse...

Respondendo ao caro anónimo! As leis do maldito Parque que me afligem, são por exemplo, a proibição da pesca a 4ºfeira, foi durante anos proibido pescar a noite das falésias, agora por acaso já se pode, mas com a obrigação do uso de um colete reflector e salvavidas, o k para pescar do cimo das falesias até se compreende embora seja incomodo, agora pescar de noite com esse colete de uma praia é ridiculo, o defeso do sargo no maldito Parque só para os lúdicos, a apanha só pode ser efectuada por residentes!!! os outros não são Portugueses!!!? Caro anónimo antes da ideia de Parque Natural nada disto existia, fico por aqui, mas se quiser ainda há mais umas quantas...
Saude

turex.pl disse...

deviam pintar era a sede do parke=faixa de gaza