Informação

Este espaço será encerrado no final de 2010.

18 comentários:

Toño disse...

A mi me gustaría seguir visitándo este estupendo blog de pesca.

Animo Fernando, cordial saludo.

Fernando Encarnação disse...

Ola Toño.
Pero claro que sí, seras invitado para acceder a todo el conteudo.
Me acuerdo de cuando inicié el oceanus, foste desde esa altura hasta ahora un assiduo frequentador y comentador, cosa que tambem lo hice con el Tpsk.

Cordial saludo Toño.

Eu Adoro o que Faço disse...

Olá fernando!!!
então...vais encerrar o blog???...mas vais abrir outro????

motivos???..

gosdto deste espaço...apesar de nem sempre comentar...sigo sempre que posso....

1 abraço

António Simões disse...

Não sei os motivos do encerramento, serão de facto muitos e essa decisão só cabe ao autor do Blog. Lamento-o,mas espero ver o Fernando, sempre por aqui, ou noutros moldes, ou noutras intervenções, que serão sempre respeitadas e ouvidas. Este espaço é de facto um dos mais enriquecedores, para quem gosta do mar como nós em todas as suas vertentes. Espero sinceramente que a colaboração do Fernando não termine por aqui. Se no mundo da internet, os foruns de pesca foram um exemplo mal sucedido(na minha opinião)os blogs são pelo menos a independencia de quem quer saber estar e é o seu espaço de opinião e de outros que o compreendem.Se para uns esta forma de ser é sinónimo de uns carretos e canas de borla, publicitando as marcas, para outros a sua pureza e ingenuidade reflecte-se na forma como veem o mundo aquatico dentro e fora dele. Transparente, cristalino, puro...
Um abraço deste seu Amigo, que sempre o apoiou e apoioará neste e noutros projectos que embarcar.

Até sempre Fernando.
António Simões

Fernando Encarnação disse...

Boas Zé.

Vou fechar ao Universo e abrir apenas a "meia dúzia" de pessoas.

Motivos:

- Não quero de forma alguma que este espaço possa contribuir para o denegrir da pesca lúdica, pelas capturas que faço, é que este ano já vou com 6 jornadas de sargos (aproximadamente 45 kg)
11 jornadas de spinning + 5 jornadas em branco, (35 capturas), estes dados podem induzir a modalidade em erro.

- De todas estas capturas há que salientar que foram devolvidos cerca de 20 robalos sem medida e 3 com medida. Quanto a sargos foram devolvidos alguns exemplares, só neste sábado e domingo foram perto de 9 kg aproximadamente...

- Penso que estão explícitos os motivos do encerramento, apesar de este espaço ser sobre temas relacionados com mar pesca e oceanos, foi desde o primeiro momento que foi criado, e servindo esse propósito, um espaço que funcionava para mim como um bloco de notas, quer na jornadas de pesca, reflexos e considerações sobre alguns temas aqui postados, para não falar no papel de divulgação que eu pessoalmente acho ter sido uma mais valia ao longo deste tempo, noticias, feed back das luta pela alteração das portarias ideias, reflexões, estudos da comunidade cientifica, etc.

- "Depois queixem-se que aquele pessoal que a gente sabe, calcule toneladas tiradas aos profissionais pelos lúdicos...
Isto não tem qualquer normalidade, é um exagero face ao que se passa com o cmum dos mortais.
Acho que o Sargus não devia publicar isto. Só transmite ideias erradas, ou melhor pretexto para a extrapolação."

Que concordo plenamente com a opinião, tenho pensado nisto muitas vezes, e reconheço a sua pertinencia. A minha decisão será de restringir este espaço apenas a convidados por mim, manterei os conteúdos do espaço, podendo continuar com este meu diário pessoal de pesca e assuntos que ache interessantes.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Este blogue está aberto apenas a leitores convidados, vamos ver isto???

Nuno Caçorino disse...

Fernando,

Face a alguns comentários insipidos e completamente desprovidos de matéria pertinente... acho que fazes muuuuiiiito bem!
Ao fim e ao cabo, o blog tem apenas como missão e propósito a colocação de fotos de peixe morto! LOLOL... e parece que nada mais o caracteriza... LOLOL
Não te esqueçar de me convidares... ouviste? eheheh

Abração mizade.

NC

PêJotaFixe disse...

Fernando,
Já te tinha dito no Post anterior e volto-te a dizer agora: não dês ouvidos nem palavra a essa cambada de invejosos e ressabiados que te vêm atormentar, cobardemente escudados no "Anónimo". Quando chegarem esses comentários jacosos só tens uma forma de proceder: Apagar!

Abração e pensa duas vezes...

Fernando Encarnação disse...

Caro António Simões, na realidade não se trata de encerramento, mas restrição apenas a convidados é a minha ideia, isto só para manter o rumo deste espaço que é pesca, ambiente, fotografia, reflexões, sobre o mar, etc

O meu agradecimento pelo comentário.

Vamos falando caro amigo (ferdy@sapo.pt)

Fernando Encarnação disse...

"Este blogue está aberto apenas a leitores convidados, vamos ver isto???"

Caro anónimo a ideia é mesmo essa...

Fernando Encarnação disse...

Sir Caçorino, está convidado...

Abração

Matos disse...

Boas Fernando,

a escolha foi e sempre será tua quanto ao blog, és uma pessoa assertiva e aquilo que decidires penso que srá o mais correcto.

O meu ultimo comentário pode ter sido um pouco duro, mas o meu intuito era concordar contigo.

Espero que não tenha sido uma ajuda para a tua decisão final ;)

Um grande abraço, Matos

Fernando Encarnação disse...

Boas Matos,

Quanto ao teu comentário, não recebi nada, nem tão pouco sei do que estás a falar, podes explicar?

Um grande abraço.

Unknown disse...

Boas Fernando,
a tua ideia penso que está certa. Não vale a pena andares-te a chatear com comentários ignorantes. Existe muita gente que vem para aqui opinar e criticar alguns dos teus posts de capturas realizadas, sem saber o que está a escrever. O que eu acho, é que não se pode agradar a gregos e troianos. O peixe que apanhas-te e apanhas não é nada em relação a destruição provocada pela pesca profissional. Tenho a certeza que fazes uma selecção natural do peixe pescado. Peixe sem medida é devolvido ao seu meio. Aquilo que nós pescadores lúdicos pescamos significa no universo das capturas nada mais do que 0,5% no nosso pais. O que são 0,5%??? Rigorosamente nada. Se essas pessoas quiserem criticar, que critiquem os profissionais. Esses sim, destruidores e culpados do estado do nosso oceano.
Eu sempre achei o teu blog muito interessante. Tens muito jeito para expor os teus temas. Aprendi muito contigo. Considero-me um aprendiz ao pé de um pescador como tu. Espero puder continuar a aprender contigo. Os teus posts, são excelentes e não são só de pesca em geral. Tens muitos temas interessantes. Gostava de continuar a ter acesso ao teu blog.

Um abraço,
Ricardo Ferreira

Fernando Encarnação disse...

Boas Ricardo Ferreira.

Desde já o meu agradecimento pelo comentário.

A ideia pode até nem estar certa, mas é o que acho muito sinceramente mais correcto, já tinha essa opinião e continuo a tê-la, nem falo dos fóruns que isso é só chatices para quem, por carolice se empenha e dedica a um projecto. Falo do blogue, onde só entra e comenta quem quiser, onde só é publicado o que eu quiser...

Na minha optica somos livres de opinar e ter a nossa opinião como é óbvio.

"Tenho a certeza que fazes uma selecção natural do peixe pescado."

Vou pegar nesta tua frase para tecer umas ideias sobre isto, deste-me uma boa ideia, obrigado, é que estou a fazer um trabalho para entregar sobre Darwin ;) em Biologia...

Tenho outra opinião Ricardo, efectivamente quando comparamos 0,5% com o restante, não é nada, mas o que 0,5%? É alguma coisa, sobretudo se pequenas décimas dessa percentagem recair por espécies em declino ou em risco, o que não é o caso (e estou em perfeitas condições para discutir isso com quem quer que seja, pelo menos nas áreas litorais que conheço).

Somos todos culpados pelo estado do oceano, pescamos, consumimos, alimentamos uma economia que circula em torno da pesca e seus derivados, comemos sushi ou atum, consumimos produtos para a pesca, etc.

Continuarás a ter acesso.

Um abraço

;)

Matos disse...

Boas Major,

o comentário foi no teu post sobre as especies que não se aproveitam para consumo e são mandadas ao mar...

Disse que és brando quando falas dos pescadores profissionais...

Mas se não notaste...melhor ;)

E já agora gostava tambem de fazer parte do pelotão.... hehehehe

Cuidado com o Ricardo Ferreira que é um Boi da beira dum corno... hehehehe... ;)

Grande abraço, Matos

Anónimo disse...

Caro Fernando,

Desde que tomei conhecimento do seu blogue, que o visito com regularidade. Aprecio a sua forma descontraída de encarar a pesca lúdica, a pedagogia dos seus relatos, a paixão que devota ao mar e à vida marinha e o modo abnegado de defender os valores tradicionais das gentes da costa vicentina. Não o conheço pessoalmente, mas pelo contacto que tenho mantido com o seu blogue, é como se o conhecesse um pouco, talvez melhor do que a alguns dos vizinhos com que me cruzo no meu dia a dia. Agora que tomou a decisão de encerrar este espaço, não queria deixar de lhe transmitir estas palavras e, ao mesmo tempo, dizer-lhe que dou por muito bem empregues os momentos despendidos a percorrer as páginas do Oceanus Atlanticus.

Um abraço,
Mário Pinho

Anónimo disse...

Caro Sargus,

Tenho pena que não venha a poder aceder ao blog, embora compreenda perfeitamente a decisão.

Acedo regularmente a este blog há já muito tempo (mais de 2 anos), embora muito raramente comente os artigos. Artigos esses muito bem escritos e instrutivos, razão pela qual nunca deixei de visitar o blog.

Acabei de fazer 21 anos, pesco apenas nas férias desde os 14, sempre na Costa Vicentina, na zona do Rogil, terra da minha avó e a qual sempre conheci desde que nasci. Aprendi a pescar quase sozinho, salvo as dicas que pescadores locais me foram ensinando, e por isso posso dizer que aprendi bastante neste espaço. Aprecio imenso o teu respeito pela natureza e ideais, são o exemplo que muitos pescadores/pessoas deviam tomar. Já assisti a muitas atitudes de pessoas no mar que me revoltam imenso.

Só tenho que te agradecer por tudo aquilo que aprendi aqui!

Um abraço

Jorge