Ao abrigo do Programa Operacional Espaço Atlântico, a ANPLED (Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos) apresentou candidatura ao projecto FISH-NET, tendo sido seleccionada com mais quatro entidades Europeias ligadas à actividade da Pesca Lúdica.
O Projecto FISH-NET tem carácter transnacional e tem como objectivos o enquadramento e promoção da pesca recreativa, nos Países e regiões das entidades envolvidas.
O valor estimado para concretização do projecto FISH-NET é de cerca de 2.000.000€, repartidos pelas cinco entidades seleccionadas e conta com o financiamento de 65% desse valor, por parte da Comunidade Europeia.
São parceiros Europeus da Anpled:
Reino Unido: Conwy County Council (in partnership with GwyneddCounty Council & Countryside Council for Wales), Causeway Coast & Glens Heritage Trust, Eden Rivers Trust
Irlanda: Inland Fisheries Ireland, Kildare County Council
França: Fédération de pêche des Pyrénées Atlantiques, Fédération de pêche du Morbihan
Espanha: Diputación Provincial de A Coruna, Fundación Padeia Galiza
A candidatura da Anpled, foi apresentada tendo como linhas mestras a investigação cientifica, a formação de jovens praticantes e a interacção com os pescadores lúdicos e outros cidadãos, com o objectivo de implementar melhores práticas de pesca e a co-responsabilização dos usuários e gestores dos recursos marinhos, por forma a que tais práticas contribuam para uma melhor gestão, protecção e conservação dos mesmos.
A intervenção ao abrigo do referido programa, abrangerá toda a área do PNSACV (Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina).
Para levar a efeito o programa FISH-NET, a Anpled conta com a colaboração das Universidades de Évora e Algarve, tendo já solicitado o agendamento de reuniões aos responsáveis por todas as Câmaras Municipais da área envolvente do PNSACV e à Secretaria de Estado do Ambiente, estando a aguardar resposta a tais solicitações.
ANPLED - Associação Nacional de Pescadores Lúdicos e Desportivos
Fonte: ANPLED
Sem comentários:
Enviar um comentário