Especialistas internacionais debatem áreas marinhas nos Açores


Especialistas internacionais, oriundos de 15 países, vão debater esta semana em Ponta Delgada, por iniciativa da Organização das Nações Unidas, os critérios ecológicos e sistemas de classificação biogeográfica de áreas marinhas com necessidade de protecção.

No encontro, que terá lugar dias 2, 3 e 4, no Hotel Marina Atlântico, participam peritos de várias universidades, departamentos de Estado, Organizações Não-Governamentais e departamentos das Organização das Nações Unidas, entre outros.

Dirigida por Ricardo Serrão Santos, director do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, a reunião servirá, igualmente, para compilar os sistemas de classificação biogeográficos e ecológicos, bem como para delinear regiões oceânicas e ecossistemas e fixar critérios científicos para uma rede mundial de áreas marinhas protegidas, incluindo o mar alto e o mar profundo.

O evento é organizado pelo Secretariado da Convenção Internacional para a Diversidade Biológica e Ministério português do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional, representado pelo Instituto para a Conservação da Natureza e Biodiversidade, em cooperação estreita com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

Na sessão de encerramento, agendada para quinta-feira, a secretária regional do Ambiente e do Mar far-se-á representar pelo director regional do Ambiente, Frederico Cardigos.

Por razões logísticas, os trabalhos organizativos deste encontro internacional têm sido coordenados pelo Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

in: JornalDiario

Sem comentários: