Sargos: A quarta jornada

O maior exemplar da jornada 1,300 gramas
Com a aproximação do fim de semana surge a aproximação do mar. Há que juntar as sardinhas e camarões e rumar para parte incerta na procura dos listados. Como nestas questões costumo dizer que o mar é que manda ou que me orienta para determinado local, tenho de o observar primeiro. As condições para a pratica da pesca apeada em alguns pesqueiros melhoraram, e seguindo as previsões da pagina do Windguru, ainda me mantenho pela pesca junto as base da falésia, a pesca ilhada esta para segundo plano, apesar de estar bastante tentado.

A cana Samurai equipada com o MT 40 também da Vega, um balde de sardinhas e um quilograma de camarão congelado, fio 0.25 mm, bóias, anzóis, pequenos chumbos, tudo operacional. Após a observação do mar dirijo-me ao pesqueiro e efectuo a descida da falésia, inicio a engodagem e começam a surgir os primeiros exemplares, peixe pequeno, sendo normal pois a maré estava no inicio da fase ascendente.

Sargo a sargo
Numa fase posterior já com o nível de maré mais alto deixei de ter agitação no local do pesqueiro, pelo que tive de recuar um pouco e substituir a bóia pela chumbadinha, e apostar em pequenos "caneiros" de água onde tinha observado na baixa mar grandes bancos de mexilhão juvenil, um autentico manjar desta espécie (sargo) nesta altura.

Efectuei mais algumas capturas e dei por concluída a jornada, este foi o resultado de alguma persistência no local, pois existiram algumas flutuações de capturas, quer na intensidade como na qualidade das mesmas, muito peixe pequeno, os tais de pinta amarela, que nem ao anzol selectivo 1/0 conseguiram escapar, tendo-lhes sido dada uma "secound life".

Resultado da jornada

Iscos: Camarão e sardinha congelada
Técnica: Bóia e Chumbadinha
Mono-filamento: ST Potenza Flourcarbono 0.25
Carreto: MT 40 Vega
Cana: Samurai 6000 - Vega

6 comentários:

José Cunha disse...

Bela faina de dentuças Fernando, parabéns!
Abraço

Pedro Nunes disse...

Comé Fernando!
Grão a grão enche a galinha o papo e mais a mais nesse tipo de pesca, tu não encheste o papo mas encheste o saco :) bonitos e bons sargos, parabéns...
Abraço e força aí...

Francisco Belo disse...

Boas Fernando!
A sardinha e os camarões a não deixarem ficar nada mal o resultado final.
Os da 'second life' ficam para uma próxima jornada, mas com mais cabedal!!...
Força aí
Abraço

Fernando Encarnação disse...

Caro José Cunha só foi pena não serem do lote do grande :)

Abraço

Fernando Encarnação disse...

Viva Pedro,

É mesmo sargo a sargo vamos garantindo uma boa pescaria, mesmo que dêem muito trabalho a apanhar e a procura-los, ao fim de uma maré temos peixe.

Abraço

Fernando Encarnação disse...

Boas Francisco,

A sardinha e camarão não deixam ninguém ficar mal, desde que se saiba o que se faz e como se faz, por vezes é necessário trocar de iscas, mas nessas alturas mantêm-se a sardinha e troca-se o camarão congelado por camarão vivo ou furtas.

A malta pequena é muita, já em Janeiro, no meu ultimo mergulho fartei-me de ver malta jovem...

É bom sinal, é sinal de sustentabilidade das gerações futuras da espécie.

Abraço