Pescadores protestam em Milfontes por mais «justiça»

Centenas de pescadores lúdicos contestam as restrições à pesca impostas pelo plano de ordenamento do sudoeste alentejano.

Algumas centenas de pescadores lúdicos protestaram, em Vila Nova de Milfontes, em Odemira, contra as restrições de acesso ao mar impostas pelo plano de ordenamento do sudoeste alentejano, exigindo políticas de pesca sustentável sem zonas proibidas.

Com frases de ordem como «mar privado, não obrigado» e «somos pescadores, não somos criminosos», pessoas de vários pontos do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, percorreram a pé as ruas entre a entrada da vila alentejana e a zona do farol.

David Rosa, representante da Comissão de Pescadores e População da Costa Portuguesa, disse que a manifestação foi contra as restrições colocadas pelo Plano de Ordenamento do parque natural, que «cada vez mais impedem os pescadores de chegar ao mar».

Os pescadores «não concordam» com as zonas de restrição criadas, bem como com a «discriminação entre os portugueses», já que os não residentes na região não podem pescar na zona, colocando em risco algumas actividades da economia local.

A obrigatoriedade de respeitar o defesa do sargo, entre 15 de Janeiro e 15 de Março, que se aplica apenas aos pescadores lúdicos, e a proibição de pescar à quarta-feira foram outras das medidas que conduziram aos protestos deste sábado.

Fonte: tsf

1 comentário:

david disse...

http://www.youtube.com/watch?v=3HR0nb03yXQ