Finalistas das Maravilhas Naturais a votos


Através da Internet, de SMS ou do telefone, os portugueses podem, a partir deste domingo, votar para eleger as Sete Maravilhas Naturais do País, uma iniciativa avaliada em seis milhões de euros e cujos 21 finalistas já são conhecidos. A votação decorre até ao dia 7 de Setembro e os vencedores serão anunciados no dia 11 desse mês.

Os Açores e o Centro são as regiões com mais candidatos – cinco – na lista final, mas apenas poderão arrecadar dois títulos pois as regras impedem a eleição de mais de duas maravilhas por região.

Da lista fazem parte, na categoria Florestas e Matas, a Floresta da Laurissilva (Madeira), a Mata Nacional do Buçaco (Centro) e a Paisagem Cultural de Sintra - Património da Humanidade (Lisboa e Vale do Tejo).

Em Grandes Relevos concorrem a Paisagem Vulcânica da Ilha do Pico (Açores), o Parque Natural da Arrábida (Lisboa e Vale do Tejo)e o Vale Glaciar do Zêzere (Centro).

Na categoria Grutas e Cavernas alinham-se o Algar do Carvão (Açores), as Furnas do Enxofre (Açores) e as Grutas de Mira de Aire (Centro).

Os candidatos na categoria Praias e Falésias são o Pontal da Carrapateira (Algarve), o Portinho da Arrábida (Lisboa e Vale do Tejo) e a Praia de Porto Santo (Madeira).

Na categoria Zonas Marinhas concorrem o Arquipélago das Berlengas (Centro), Ponta de Sagres (Algarve) e Ria Formosa (Algarve).

Lagoa das Sete Cidades (Açores), Portas de Ródão (Centro) e Vale do Douro (Norte) concorrem na categoria Zonas Aquáticas Não Marinhas.

Os candidatos na categoria Zonas Protegidas são o Parque Nacional da Peneda-Gerês (Norte), o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Alentejo) e a Reserva Natural da Lagoa do Fogo (Açores).

Votação online

Fonte: CM

Sem comentários: