Apenas 1,6% do mar português protegido

A Quercus e a Liga de Protecção da Natureza (LPN) advogam a criação de Áreas Marinhas Protegidas (AMP), bem como o reforço da vigilância e fiscalização do litoral. De acordo com os ambientalistas, a rede de AMP deverá incluir as zonas marinhas mais importantes e ter como meta alcançar 10% da zona económica exclusiva (ZEE) de Portugal até 2012. Isto porque actualmente só 1,6 da plataforma continental usufrui do estatuto de área protegida: o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a Reserva Natural das Lagoas de Santo André e da Sancha, o Parque Natural da Arrábida e a Reserva Natural das Berlengas.

Outro alerta lançado ontem, Dia Mundial dos Oceanos, pelos ecologistas, consiste na falta de vigilância da ZEE nacional, visto estar sujeita a um tráfego marítimo intenso, correndo o risco de incidentes graves de poluição.

A destruição de dunas, a pesca com malhagem ilegal e a captura junto à costa de espécies em desova foram também referidas pois, segundo a LPN, são actividades que subsistem com a conivência das autoridades.

Fonte: Semanário

Sem comentários: