COMISSÕES DE PESCADORES E POPULAÇÃO DO LITORAL ALENTEJANO E COSTA VICENTINA

NOTA DE IMPRENSA


Nós, populações do Litoral dos Concelhos de Odemira, Aljezur, Vila do Bispo, Santiago do Cacém e Sines, estamos indignados com a legislação que regula a pesca lúdica e as nefastas consequências da mesma sobre, as tradições, economia das localidades e a nossa própria vida.

Estamos completamente indignados por não nos permitirem utilizar os instrumentos tradicionais na apanha do marisco, ou seja por uma lei que nos coloca ao nível dos animais, já que esses apanham tudo com as “mãos e os pés!”.

Estamos indignados com uma lei que, em nome da defesa do Ambiente, trata com desigualdade os Portugueses, já que permite a alguns, (muito poucos), apanharem quantidades exorbitantes de mariscos, mas restringe o acesso a essa categoria a homens que toda a vida viveram do Mar tal como os pais e os avós!

Estamos indignados pelo facto das quantidades permitidas aos não profissionais serem ridículas, o que destrói o convívio e o prazer de viver em comunhão com a natureza e o Mar, como sempre foi apanágio do povo desta região! Até aos pescadores profissionais das embarcações está vedada a apanha do marisco a não ser que pertençam à lista dos 80 contemplados com licenças atribuídas com critérios pouco transparentes.

Estamos muito, mesmo muito indignados, com aos valores exorbitantes das multas aqui aplicadas, completamente desproporcionadas dos salários das pessoas mais humildes e das reformas dos velhotes!

Estamos indignados que se converta os Pescadores amadores num predador, quanto vemos os "barrancos" das explorações agrícolas intensivas, correrem directamente para o Mar, a poucos metros e sem qualquer tratamento e as chaminés das gigantescas instalações industriais atirarem para o ar, compostos de enxofre, etileno e outros químicos, responsáveis ou não pelo desastre ambiental que constitui o desaparecimento das Algas Laminares, aqui vulgarmente conhecidas como “Golfe”!

Assim, no seguimento de várias reuniões efectuadas a nível local (Sagres, Boavista dos Pinheiros, Odeceixe, Sines, Sonega...), e da nossa participação em encontros organizados por várias forças Partidárias, (Aljezur, Arrifana, Odemira e uma ida à Assembleia da Republica), é num momento em que se vão completar dois anos sobre a promulgação da Portaria, vamos realizar uma grande reunião plenária de todas as localidades do Litoral, no próximo dia 30 de Maio, às 21 horas, na Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes, para a qual estamos a convidar os responsáveis Governamentais, os grupos de Parlamentares, Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e Clubes e Associações Recreativas e Culturais, muitos dos quais já estão integrados neste movimento, no sentido de:

- Ouvir os habitantes, que têm sofrido o impacto desta Lei, nomeadamente as pessoas mais idosas que têm sido as maiores vítimas, para quem fazer a maré faz parte da própria vida e constitui um complemento alimentar não negligenciável.

- Clarificar as posições de todas as partes envolvidas e fazer um ponto da situação da eventual alteração da lei.

- Informar de outras iniciativas já tomadas estas Comissões e Clubes de Pesca e decidir sobre outras a tomar no futuro imediato.

Convidamos o vosso órgão de comunicação a colaborar no sentido de divulgar a todos os Portugueses estas iniciativas.

COMISSÕES DE PESCADORES E POPULAÇÃO DO LITORAL ALENTEJANO E COSTA VICENTINA

Pelo porta-voz:

Carlos Manuel Simões Carvalho

Correio electrónico: cccarvalho2@hotmail.com

Contacto­: 964959803

Quinta Nova do Cerrinho

7630-052 Odemira

Sem comentários: