Salvamento de pescador lúdico na Zambujeira do Mar


O Capitão do Porto de Sines coordenou hoje, dia 24 de janeiro, uma ação de salvamento de um pescador lúdico apeado, que foi arrastado por uma onda na ponta da Perceveira, a norte da Zambujeira do Mar.

O alerta foi dado ao Comando-local da Polícia Marítima de Sines às 09h18, tendo sido de imediato empenhada uma embarcação da Estação Salva-vidas do ISN e uma lancha da Polícia Marítima, bem como agentes da Polícia Marítima por terra.

O pescador, que apresentava ferimentos diversos e estava em estado de hipotermia, conseguiu manter-se à tona da água até ser recolhido. Devido às condições do mar, não foi possível evacuá-lo no portinho das Barcas, na Zambujeira do Mar, nem no portinho do Canal, em Vila Nova de Milfontes, tendo sido transportado para a marina do porto de Sines, onde o esperava uma ambulância dos Bombeiros de Sines e uma viatura do INEM. Foi estabilizado e transportado para o Hospital do Litoral Alentejano.
Local onde ocorreu o acidente
Nesta ação, foram também empenhados meios dos Bombeiros de Odemira e da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, tendo sido ainda solicitado o apoio de um helicóptero da Força Aérea que não viria a ser empenhado, por não ser necessário. Até à chegada dos meios da Autoridade Marítima, foi muito útil o apoio de um cidadão que acompanhou o movimento do pescador e ajudou na sua localização.


Mais uma vez se alerta a comunidade de pesca lúdica apeada da Costa Vicentina, para a necessidade de ter cuidados redobrados na prática desta atividade, evitando locais de grande exposição às condições de tempo e mar.

Sem comentários: